A água sanitária, também chamada de alvejante, cloro, quiboa e cândida, mata germes rapidamente. Mas pode fazer mais mal do que bem se não for usado da maneira certa. Aqui está o que você precisa saber.
Não use o tempo todo
Bleach é muito forte. Use-o para branquear roupas ou limpar fluidos corporais como sangue, vômito ou cocô. Também é uma boa maneira de desinfetar superfícies em que você toca muito. São coisas como maçanetas, bancadas ou interruptores de luz. Sempre corte com água.
Não misture água sanitária com amônia
Isso forma um gás tóxico chamado cloramina. Pode ferir o tecido dos olhos, garganta, nariz e pulmões. Também pode causar problemas respiratórios.
Não coloque muita água sanitária na roupa
Não derrame diretamente sobre suas coisas. E não use mais do que o recomendado. Isso pode danificá-los. Bleach é um bom removedor de manchas, mas você não pode usá-lo em tudo. Não é bom para spandex, lã, seda ou couro. Sempre verifique o rótulo para obter instruções sobre como lavar suas roupas.
Não limpe seu telefone com água sanitária
O alvejante pode danificar o revestimento resistente a impressões digitais da tela. Pode ser aceitável usar um toalhete com álcool ou desinfetante. Verifique com a empresa que fabrica o seu telefone. Não importa o que você limpe, não deixe nenhuma umidade perto das aberturas.
Proteja-se
Bleach pode queimar sua pele se for muito forte. A fumaça pode incomodar seus olhos e pulmões. Usar óculos de proteção, máscara e luvas ajuda. Você também deve cobrir os pés e usar calças e mangas compridas. Lembre-se de que o alvejante pode manchar suas roupas, então não use nada de que você realmente goste.
Não misture água sanitária com ácidos
O gás cloro se forma quando você mistura água sanitária com ácidos como vinagre ou limpador de ralos. É perigoso inspirar muito. Isso pode fazer você tossir ou chiar. Seus olhos, nariz e garganta podem queimar.
Não use água sanitária em metal
O alvejante é corrosivo. Ele pode corroer, ou corroer, superfícies metálicas. Não o use em cobre, aço inoxidável, alumínio ou outros metais. E não use alvejante para se livrar da ferrugem, especialmente em tecidos. Isso apenas tornará a mancha permanente.
Abra janelas e portas
Você deve ter muito cuidado com água sanitária se tiver alergias ou um problema de saúde que torne sua respiração difícil. Isso inclui asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Abrir janelas ou portas ajuda a arejar sua casa. Ligue um ventilador para dar um impulso extra aos vapores.
Não use água sanitária velha ou vencida
Você tem 24 horas para usar água sanitária misturada com água. O alvejante puro é bom por 3-5 meses. Mantenha a garrafa longe do calor e da luz solar. Sempre jogue fora 1 ano depois de feito. Procure uma sequência de letras e números na etiqueta. Por exemplo, você pode ver MR20106. Isso significa que foi feito em 2020, no 106º dia do ano. Não se preocupe com as cartas.
Não jogue água sanitária no ralo
Pode danificar seus canos ou se misturar com outros produtos químicos. Em vez disso, experimente o bicarbonato de sódio. Você pode jogar um punhado no ralo e seguir com um jato de água quente. Você também pode despejar 1 xícara de vinagre no ralo. Deixe-o descansar em seus canos por 30 minutos e, em seguida, deixe correr a água quente.
Limpe primeiro com água e sabão
O alvejante não passa através de poeira e sujeira. Em parte, isso ocorre porque uma espessa camada de sujeira protege os germes. Use água e sabão para limpar. Em seguida, cubra toda a superfície com sua mistura de alvejante para que fique visivelmente úmida. Deixe secar ao ar.
Não use água sanitária na comida
Não há problema em usar água sanitária misturada com água em talheres ou superfícies como bancadas. Mas não lave suas frutas e vegetais com ele. Basta esfregá-los em água corrente.
Limpeza, água sanitária, erros, germes
Fonte: WebMD