Guia do cuidador para a compreensão dos sintomas e estágios da doença de Alzheimer. Inclui dicas para evitar o esgotamento do cuidador.
Poderia ser a doença de Alzheimer?
É normal que as pessoas se tornem um pouco esquecidas à medida que envelhecem. Então, como você pode diferenciar um “momento de velhice” inofensivo da doença de Alzheimer? Uma em cada oito pessoas com 65 anos ou mais tem essa forma devastadora de demência. Em seus primeiros estágios, o Alzheimer pode não ser óbvio para amigos e familiares. Mas existem alguns sinais de alerta a serem observados.
Sinais de alerta: memória e fala
No início da doença de Alzheimer, as memórias de longo prazo geralmente permanecem intactas, enquanto as memórias de curto prazo se tornam incompletas. Seu ente querido pode esquecer as conversas que você teve. Eles podem repetir perguntas que já foram respondidas. A doença também perturba a fala, então eles podem ter dificuldade para lembrar palavras comuns.
Sinais de alerta: comportamento
Além da perda de memória, o Alzheimer pode causar confusão e mudanças de comportamento. Seu ente querido pode se perder em lugares familiares. Mudanças de humor e lapsos de julgamento também são comuns, assim como a falta de higiene. Pessoas que já foram elegantes podem começar a usar roupas manchadas e esquecer de lavar o cabelo.
Não ignore os sinais da doença de Alzheimer
É difícil enfrentar a ideia de que um ente querido possa ter esta doença, mas é melhor consultar um médico mais cedo do que tarde. Primeiro, o diagnóstico pode ser outra coisa. Os sintomas podem ser causados por um problema altamente tratável, como um desequilíbrio da tireoide. E se for Alzheimer, os tratamentos funcionam melhor quando são usados no início do curso da doença.
Como é diagnosticada a doença de Alzheimer?
Não existe um teste simples para a doença de Alzheimer, então o médico confia em você para descrever as mudanças em seu ente querido. Um teste de estado mental, às vezes chamado de “minicog”, ou outros testes de triagem podem medir suas habilidades mentais e memória de curto prazo. Exames neurológicos e varreduras cerebrais podem ser usados para descartar outros problemas, como derrame ou tumor, e podem fornecer outras informações sobre o cérebro.
O que acontece com o cérebro?
A doença de Alzheimer causa morte de células nervosas e perda de tecido em todo o cérebro. À medida que a doença piora, o tecido cerebral encolhe e as áreas que contêm líquido cefalorraquidiano aumentam. O dano prejudica a memória, a fala e a compreensão.
O que esperar da doença de Alzheimer
A doença de Alzheimer segue um caminho diferente em cada pessoa. Às vezes, os sintomas pioram rapidamente e levam a perda grave de memória e confusão dentro de alguns anos. Para outras pessoas, as mudanças são graduais. Pode levar 20 anos para a doença seguir seu curso. A maioria das pessoas vive de 3 a 9 anos após o diagnóstico.
Como isso mudará a vida diária?
A doença de Alzheimer afeta a concentração, então seu ente querido pode não ser capaz de fazer tarefas comuns como cozinhar ou pagar contas. Um estudo sugere que a dificuldade em equilibrar o talão de cheques costuma ser um dos primeiros sinais da doença. À medida que os sintomas pioram, eles podem não reconhecer pessoas ou lugares familiares. Eles podem se perder facilmente ou usar utensílios de forma inadequada, como pentear o cabelo com um garfo. Incontinência, problemas de equilíbrio e perda da linguagem são comuns em estágios avançados.
O meu ente querido deve parar de dirigir?
Má coordenação, perda de memória e confusão são uma combinação perigosa ao volante. Se você acha que seu ente querido deve parar de dirigir, diga o motivo. Se eles não ouvirem, peça ao médico para intervir. Se ainda insistirem em dirigir, entre em contato com o Departamento de Veículos Motorizados para uma avaliação. Em seguida, faça outros planos para as necessidades de transporte deles.
O exercício pode ajudar a combater a doença de Alzheimer?
A atividade física pode ajudar seu ente querido a manter alguma força muscular e coordenação. Também pode melhorar seu humor e ajudá-los a se sentirem menos ansiosos. Consulte o médico para saber quais tipos de exercícios são apropriados. Atividades repetitivas, como caminhar, cuidar do jardim ou mesmo dobrar roupas, podem ser as melhores para dar a eles uma sensação de calma.
Como é tratada a doença de Alzheimer?
Não há cura para o Alzheimer e nenhuma maneira de retardar os danos aos nervos que causa no cérebro. Mas existem medicamentos que parecem ajudar a manter as habilidades mentais e retardar os efeitos da doença. Se o seu ente querido recebe tratamento desde o início, ele pode ser capaz de permanecer independente e realizar suas tarefas diárias por um período mais longo.
O papel do cuidador de pacientes com a doença de Alzheimer
Se você está cuidando de alguém com esta doença, provavelmente terá muitas funções – cozinheiro, motorista e contador, para citar alguns. Embora você precise cuidar do planejamento das refeições e das finanças, incentive seu ente querido a fazer algumas coisas sozinho. Pode ser útil etiquetar os armários com seu conteúdo e colocar notas adesivas com lembretes de tarefas diárias. Certifique-se de comprar uma caixa de comprimidos semanal para seus medicamentos.
Desafios em cuidar de pessoas com a doença de Alzheimer
Nos estágios iniciais, as pessoas com Alzheimer geralmente entendem o que está acontecendo com elas. Eles podem ter vergonha ou ficar ansiosos. Fique atento aos sinais de depressão, que o médico pode tratar com medicamentos. Mais tarde, seu ente querido pode ficar paranóico ou agressivo e pode até virar-se contra você. Lembre-se de que a doença é a responsável por essa mudança. Informe imediatamente o médico sobre este tipo de comportamento.
Síndrome de Sundown
Os especialistas não sabem por quê, mas algumas pessoas com Alzheimer ficam chateadas quando o sol se põe. Isso tende a durar toda a noite e às vezes a noite toda. Para aliviar a tensão, mantenha a casa bem iluminada e feche as cortinas antes do pôr do sol. Tente distrair seu ente querido com uma atividade ou programa de TV favorito. Troque-os por descafeinado após o café da manhã.
Quando a pessoa amada não conhece você
Muitas pessoas com Alzheimer têm dificuldade em lembrar nomes, mesmo as pessoas mais próximas a elas. Uma solução temporária é colocar fotos de pessoas que elas provavelmente verão com frequência ou conhecerão bem com nomes impressos abaixo. Eventualmente, seu ente querido pode não reconhecer mais rostos e pode reagir como se os membros da família fossem estranhos. Isso pode ser angustiante, especialmente para o cuidador principal.
Sinais de alerta de estresse do cuidador
Cuidar de alguém com Alzheimer pode ser física e mentalmente desgastante. Os sinais de estresse do cuidador incluem:
- raiva, tristeza e alterações de humor
- dores de cabeça ou nas costas
- dificuldade de concentração
- Problemas para dormir
Se cuida
Para evitar o esgotamento do cuidador, reserve pelo menos alguns minutos para fazer algo de que você gosta todos os dias. Fique em contato com amigos e acompanhe seus hobbies quando puder. Encontre um amigo ou parente para ser sua pessoa de apoio. Você também pode ingressar em um grupo de apoio a cuidadores online ou local por meio da Associação de Alzheimer.
Documentos Essenciais
Embora a pessoa que você ama ainda possa tomar decisões importantes, converse com um advogado sobre a redação de diretrizes antecipadas. Esses são documentos legais que explicam o que eles desejam em termos de tratamentos médicos e cuidados no fim da vida. Eles devem nomear alguém para tomar decisões sobre cuidados de saúde e administrar as finanças em seu nome. Isso ajudará a evitar confusão mais tarde, se eles não puderem mais expressar seus desejos.
Assistência Médica Domiciliar
Muitas pessoas querem ficar em suas próprias casas também verifique com sua Agência de Área local sobre Envelhecimento para obter informações sobre serviços que entregam refeições ou fornecem transporte para idosos.
Instalações de vida assistida
Pode chegar um dia em que o seu ente querido não possa mais ser cuidado em casa. Se eles não precisam de cuidados de enfermagem 24 horas por dia, uma casa de repouso pode ser uma boa escolha. Eles fornecem moradia, alimentação e atividades, mas são muito mais baratos do que asilos. Procure alguém com uma unidade de cuidados especiais para Alzheimer que possa fornecer supervisão 24 horas por dia e cuidados pessoais para atender às necessidades de pessoas com demência.
As últimas fases da doença de Alzheimer
Pessoas com doença de Alzheimer avançada podem perder a capacidade de andar, falar ou responder aos outros. Eventualmente, a doença pode prejudicar funções vitais, como a capacidade de engolir. Este pode ser o momento de mudar para os cuidados paliativos, que fornecem alívio da dor e conforto para pessoas com doenças terminais.
Como ajudar as crianças a compreender a doença de Alzheimer
As crianças podem ficar confusas, com medo ou até ressentidas quando um membro da família tem Alzheimer. Deixe a criança saber que esses sentimentos são normais e responda às suas perguntas sobre a doença com honestidade. Ajude-os a celebrar as memórias felizes de seu ente querido. Você pode criar uma página de recados com fotos de tempos mais felizes.
Você pode evitar a doença de Alzheimer?
Existe algo que você pode fazer para diminuir suas chances de contrair esta doença? A pesquisa nesta área está em andamento, mas a dieta e os exercícios parecem ser importantes. Estudos mostram que pessoas que comem uma dieta mediterrânea rica em vegetais, peixes e nozes e praticam muita atividade física têm menos probabilidade de desenvolver Alzheimer.
imagens de Alzheimer no cérebro, doença de Alzheimer, sintomas de Alzheimer, estágios da doença de Alzheimer, cuidados
Fonte: WebMD