Quer mover seu corpo enquanto você toma ar fresco também? Esses exercícios para a terceira idade são adequados para atividades ao ar livre.
Caminhando
Os benefícios de fazer uma caminhada rápida de 30 minutos todos os dias são ilimitados: aumento do fluxo sanguíneo, coração e ossos mais fortes, sono e saúde mental melhores e até menor risco de demência. Além disso, não é necessário nenhum equipamento especial – apenas amarre seus tênis, saia e vá embora.
Tai chi
O tai chi usa movimentos lentos, suaves e intencionais para ancorar o corpo e a mente. Você pode praticar tai chi em qualquer lugar, inclusive fora de casa. Além de reduzir o estresse, esta “meditação em movimento” pode melhorar a força da parte superior e inferior do corpo, torná-lo mais flexível e aumentar o seu equilíbrio sendo assim perfeito para a terceira idade.
Andar de bicicleta
Coloque o capacete e vá para a ciclovia para ganhar força, trabalhar os músculos que mantêm o equilíbrio e melhorar sua saúde cardiovascular. Se você lida com dores nas costas ou precisa reduzir o risco de quedas, experimente uma bicicleta reclinada, que usa três rodas, fica rente ao chão e tem um assento no qual você pode se encostar, inteiramente adequado para a terceira idade.
Jardinagem
Você pode cavar? A prática regular da jardinagem leva você para o ar fresco, para a natureza, e move seu corpo o suficiente para ajudá-lo a prevenir a osteoporose e reduzir o risco de algumas doenças como câncer, diabetes tipo 2, depressão e doenças cardíacas. Pode não parecer uma atividade física mas é uma ótima atividade para a terceira idade.
Brincando com as crianças
Às vezes, a atividade física pode parecer um jogo de pega-pega no jardim da frente com um vizinho ou construir um boneco de neve com seus netos. O tempo com as crianças não apenas mantém seu corpo ativo, mas também estimula sua mente. E é também extremamente prazeroso para a terceira idade.
Golfe na terceira idade
Você pode caminhar até 4 milhas durante uma partida de golfe de 18 buracos. Seu coração fica ainda mais duro se você estiver carregando tacos enquanto faz isso. Na terceira idade, tome cuidado para alongar e usar o posicionamento adequado ao balançar para evitar lesões.
Tênis na terceira idade
O tempo na quadra de tênis ajuda a aumentar sua resistência cardiovascular, aumentando sua frequência respiratória em curtos intervalos. Além disso, melhora a saúde dos pulmões, do coração e do fluxo sanguíneo. Encontre alguém também na terceira idade com quem jogar que corresponda às suas habilidades e comece a balançar. Se você tem um problema de saúde como osteoporose, verifique com seu médico primeiro para ter certeza de que um esporte de alto impacto como o tênis é seguro para você.
Natação na terceira idade
Quando o tempo está quente o suficiente, nadar em uma piscina ao ar livre é uma ótima maneira de trabalhar a resistência cardiovascular e, ao mesmo tempo, manter baixo o estresse do corpo. Você deve ser capaz de fazer isso com segurança se estiver em uma reabilitação cardíaca após um problema cardíaco. Não é um nadador? Tente atravessar a piscina em águas rasas.
Aeróbica aquática
Um treino na água usando flutuadores para resistência tira a pressão das articulações enquanto você constrói o tônus muscular. Também pode melhorar a saúde óssea após a menopausa e evitar que você fique incapacitado à medida que seu corpo envelhece.
Yoga para a terceira idade
Com um tapete macio, você pode praticar ioga ao sol e ao ar livre. Os exercícios simples de yoga aumentam o fluxo sanguíneo e podem aliviar os sintomas da artrite, ajudar o coração, melhorar o sono e diminuir o estresse.
saúde geriátrica, idosos, exercícios, caminhada, tai chi, terceira idade, COVID-19
Fonte: WebMD