Doenças de animais domésticos – 14 doenças que você pode pegar de seu pet

Quais doenças seus animais domésticos podem passar para você?

Você pode não pegar um resfriado do Totó, mas pode pegar algumas coisas desagradáveis. Saiba algumas das doenças de animais domésticos e suas opções de tratamento.

Seus amigos peludos, com penas e escamas podem transmitir todos os tipos de doenças, desde a doença da arranhadura do gato e salmonela até a raiva e a peste.

Praga é uma das doenças de animais domésticos

Picadas de pulgas infectadas causam peste bubônica e septicêmica. Mas se seu animal de estimação já tiver peste pneumônica, você pode contraí-la a partir de gotículas perdidas ao espirrar. Cada tipo causa febre e calafrios ou dor de cabeça, entre outros sintomas. Pode ser fatal se não for tratada com antibióticos. Para ajudar a prevenir, mantenha seus animais de estimação longe de roedores e livres de pulgas.

Praga
Praga

Ancilostomíase

Os ovos do cocô de um animal de estimação infectado (geralmente um cachorro ou gatinho) vivem na terra e eclodem em larvas. Eles entram em seu corpo através da pele – se você andar descalço, por exemplo. A ancilostomíase geralmente não é perigosa. Deve desaparecer por conta própria, mas seus pés ou pernas podem coçar com linhas vermelhas por algumas semanas. Informe o seu médico se notar estes sintomas ou se tiver dor de estômago ou diarreia.

ancilostomíase
ancilostomíase

Raiva – doenças de animais domésticos que podem te matar

Os animais infectados transmitem esse vírus através da saliva quando o mordem. Pode ser um guaxinim, raposa, gambá, coiote ou um animal de estimação que não foi vacinado. Você pode se sentir doente e febril no início. Mais tarde, você pode ficar nervoso, confuso e incapaz de dormir. Lave qualquer mordida com água e sabão para ajudar a proteger contra o vírus. Vá ao seu médico o mais rápido possível. A raiva o matará em poucos dias se você não tomar o medicamento certo.

Raiva - doenças de animais domésticos que podem te matar
Raiva

Toxoplasmose

Gatos que têm esse parasita o espalham pelo cocô. Portanto, limpe a caixa de areia com frequência e lave as mãos depois. Se você é saudável, pode ser infectado e não ficar doente. Mas pode causar problemas se você estiver grávida ou tiver um sistema imunológico fraco. Os sintomas incluem dores musculares, febre e olhos vermelhos e embaçados. A maioria das pessoas melhora sem tratamento, mas em casos graves, seu médico pode sugerir medicação.

toxoplasmose
toxoplasmose

Doença da arranhadura do gato (MSC)

Seu gato pode transmitir essa infecção bacteriana com um arranhão, mordida ou lambendo uma ferida aberta. A área pode ficar sensível e inchada com feridas elevadas e cheias de pus. Você pode ter febre e dor de cabeça. Geralmente desaparece por conta própria, mas você pode precisar de antibióticos. Para evitar arranhões, apare as unhas do seu gato e não brinque com ele. Os tratamentos contra pulgas podem prevenir a bactéria que causa a MSC. Lave qualquer mordida ou arranhão com água e sabão.

Doença da arranhadura do gato (MSC)
Doença da arranhadura do gato (MSC)

Tênia

É raro as pessoas pegarem uma tênia de animais, mas pode acontecer. Normalmente, seu animal de estimação engole uma pulga infectada e você engole uma pulga que mordeu seu animal de estimação. Acontece principalmente com crianças. Você pode ver pedaços de tênia, cada pedaço do tamanho de um grão de arroz, no cocô do seu animal de estimação. Coleiras e comprimidos, juntamente com medicamentos tópicos, podem ajudar a manter as pulgas afastadas. Embora algumas tênias sejam assustadoras – quase 3 pés – elas geralmente não são perigosas. Eles também são fáceis de tratar.

Tênia
Tênia

Micose

Cães, gatos, porcos, cavalos e outros animais podem transmitir esse fungo quando você os toca. Os animais adultos podem não apresentar sintomas, mas os gatinhos e os cachorros costumam ter pêlos com crostas e calvície. As pessoas ficam com erupções cutâneas vermelhas, com coceira e em forma de anel na camada superior da pele. Mantenha você, seu animal de estimação e sua área de estar limpos para ajudar a evitar a infecção. Cremes, sprays e comprimidos antifúngicos podem eliminá-lo, embora às vezes retorne.

Micose
Micose

Salmonela

Animais que carregam essa bactéria (lagartos, cobras, pássaros, hamsters, cabras, cães e gatos) podem parecer normais e saudáveis. Mas você pode ficar doente se não lavar as mãos depois de manusear a comida ou qualquer coisa na área de convivência, como roupas de cama, recipientes de água, cercas etc. Você pode ter febre, diarreia, náusea, vômito e dor de estômago . Geralmente desaparece sozinho em alguns dias, mas algumas pessoas podem precisar de internação hospitalar.

salmonela
salmonela

Psitacose

Aves de estimação infectadas, como calopsitas e papagaios, ou aves de fazenda, como galinhas e perus, podem ter a bactéria em seu xixi, cocô ou saliva. Ele seca e forma pequenas partículas de poeira que podem infectar você se você inalá-las. Você também pode contrair se um pássaro o morder. Você pode ter febre, calafrios, dor de cabeça e tosse seca, que às vezes leva a uma infecção pulmonar grave. Seu médico lhe dará antibióticos para matar as bactérias.

Psitacose
Psitacose

Doença de Lyme – doenças de animais domésticos que deixam sequelas

Gatos e cachorros não podem transmiti-lo diretamente a você, mas podem carregar carrapatos de cervos infectados com a bactéria. Pílulas, remédios tópicos e coleiras não afastam os carrapatos, mas devem matá-los assim que entrarem em contato. Nem sempre é fácil saber se você foi infectado pela doença de Lyme, causada pelo carrapato do cervo. Uma erupção cutânea arredondada é um sintoma, mas nem todos a percebem. Você também pode ter dor de cabeça, dor nas articulações e tontura. Se você pegar a doença de Lyme cedo, os antibióticos certos devem levar a uma recuperação completa.

Doença de Lyme - doenças de animais domésticos que deixam sequelas
Doença de Lyme

Febre Maculosa das Montanhas Rochosas (RMSF) – doenças de animais domésticos que podem te matar

Cães que adoram correr no mato podem trazer para casa um carrapato infectado e passá-lo para você. Você pode notar sintomas semelhantes aos da gripe: dores musculares, calafrios e febre. Uma erupção geralmente começa nos pulsos e tornozelos e se espalha a partir daí. Se você vir isso, procure seu médico dentro de alguns dias e tome alguns antibióticos. Se você não tratá-lo, o RMSF pode inflamar seus pulmões, coração e cérebro e levar à insuficiência renal e à morte.

Febre Maculosa das Montanhas Rochosas (RMSF) - doenças de animais domésticos que podem te matar
Febre Maculosa das Montanhas Rochosas (RMSF)

Campylobacter

Cães ou gatos infectados espalham essa bactéria no cocô. Os sintomas, se os tiver, incluem diarreia sanguinolenta, náusea, dor de estômago e febre. Você deve melhorar em uma semana ou mais sem tratamento. O médico pode prescrever antibióticos se você tiver um sistema imunológico fraco ou se a infecção se espalhar para a corrente sanguínea.

Campylobacter
Campylobacter

Giárdia

Este parasita viaja no cocô. É raro, mas seu animal de estimação pode dar a você. A melhor maneira de prevenir a infecção é lavar as mãos com frequência e descartar os dejetos dos cães imediatamente. Dar banho em seu cão também pode ajudar a mantê-lo afastado do pelo.

giárdia
giárdia

Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA)

As pessoas geralmente pegam essa bactéria resistente a antibióticos, mas os animais de estimação podem ser infectados ou se tornar portadores. Um animal de estimação pode espalhar MRSA através de uma infecção de pele ou ferida. Portanto, mantenha as coisas limpas enquanto trata seu animal de estimação e mantenha-o longe de qualquer pessoa que tenha passado por uma cirurgia recentemente ou tenha um sistema imunológico fraco. Se você conseguir, notará infecções de pele como espinhas ou furúnculos dolorosos e cheios de pus. Casos graves podem levar a pneumonia e infecções sanguíneas ou articulares. Converse com seu médico ou veterinário se você ou seu animal de estimação apresentarem sintomas. Os tratamentos incluem drenagem de feridas e antibióticos.

Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA)
Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA)

Não entrar em pânico com doenças de animais domésticos

Você não precisa se preocupar em pegar todas as doenças que seu animal de estimação pega. Você não pode pegar muitos dos mais comuns:Heartworms: Parasitas transmitidos por mosquitos que escolheram o coração e os pulmões do seu animal de estimaçãoParvovírus: Um vírus que geralmente causa vômitos e diarreia em cachorrosDistemper: Uma doença viral que causa febre e tosse e pode danificar o seu cão sistema nervoso ao longo do tempo Converse com seu médico ou veterinário se não tiver certeza sobre os sintomas.

Não entrar em pânico com doenças de animais domésticos
Não entrar em pânico

fotos de micose, fotos da doença de lyme, fotos de MRSA, fotos de raiva, fotos de tênia

Fonte: WebMD

Você também vai se interessar