Fototerapia – Quais os benefícios da terapia da luz

A luz pode ser a cura para o que te aflige? Descubra como a fototerapia pode beneficiar sua saúde ajudando a tratar doenças de pele, dor, depressão e muito mais.

Você pode pensar nos raios UV como algo a ser evitado completamente, mas um pouco pode ajudar a melhorar várias condições.

Fototerapia para Vitiligo

Você pode tratar o vitiligo com dois tipos de fototerapia. Um usa uma luz ultravioleta B (nbUVB) de banda estreita. Você se senta em uma caixa ou cabine de luz, ou um médico usa lasers para aplicá-lo. O outro é chamado de PUVA, que é a luz ultravioleta A (UVA) de uma cabine ou do sol junto com um medicamento chamado psoraleno. Ambos os tratamentos com luz são cerca de 70% eficazes em devolver a cor à pele, mas o PUVA pode aumentar suas chances de câncer de pele.

Fototerapia para Vitiligo
Vitiligo

Fototerapia para Psoríase

A fototerapia pode tratar a psoríase em placa, palmoplantar, ungueal e do couro cabeludo. A luz nbUVB de uma caixa de luz, outra fonte de luz ou um laser ajuda a retardar o crescimento das células da pele, acalmar um sistema imunológico hiperativo e aliviar a inflamação e a coceira. Os médicos também podem tratar a psoríase com terapia de luz PUVA. Você pode tomar psoraleno como uma pílula ou mergulhá-lo na água do banho antes do tratamento com luz UVA.

Fototerapia para Psoríase
Psoríase

Fototerapia para Esclerodermia

Quando a pele endurecida vai mais para baixo, seu médico pode prescrever fototerapia UVA-1. Esse tipo de luz penetra profundamente na pele para soltar as áreas com cicatrizes e reduzir a coceira. Um tipo de tratamento com luz chamado luz intensa pulsada (IPL) pode ajudar com algumas manchas escuras na pele.

Fototerapia para Esclerodermia
Esclerodermia

Tristeza

O transtorno afetivo sazonal (TAS) é uma forma de depressão que ocorre na mesma época todos os anos, geralmente quando há menos luz do lado de fora. Você pode usar uma lâmpada solar com luz branca brilhante para ajudar com os sintomas. A luz ajuda a aumentar a melatonina e a serotonina, hormônios que ajudam no sono e no humor. Você não precisa de receita para uma lâmpada solar. Os médicos geralmente recomendam cerca de 30 minutos na frente da luz todos os dias.

TRISTE
TRISTE

Depressão

A terapia com luz brilhante pode tratar a depressão não sazonal. O médico pode pedir que você tome um medicamento junto com o tratamento. Uma sessão típica em frente a uma caixa de luz dura cerca de 30 minutos por dia.

Depressão
Depressão

Fototerapia para Acne

Os dermatologistas podem tratar a acne com lasers. Eles podem usar luz azul ou vermelha para matar bactérias e tratar espinhas, ou luz intensa pulsada (IPL) para ajudar a remover óleo e células mortas da pele dos poros entupidos e tratar cravos. A terapia de luz não funciona para todos. Você também pode usar uma luz vermelha ou azul menos potente em casa

Fototerapia para Acne
Acne

Dor

A terapia com luz vermelha, um tipo de tratamento que usa luz vermelha de baixo comprimento de onda, pode ajudar na dor causada por distúrbios musculoesqueléticos. Essa luz pode aliviar dores nas costas ou no pescoço, bem como dores de condições como osteoartrite, artrite reumatóide, síndrome do túnel do carpo e problemas dentários.

Dor
Dor

Distúrbios do sono

Uma caixa de luz pode ajudar a redefinir seu ciclo de sono/vigília. O dispositivo imita a luz visível externa sem usar luz UV nociva. O médico pode ajudá-lo a decidir quanto tempo se sentar em frente à caixa de luz todos os dias.

Distúrbios do sono
Distúrbios do sono

Demência

Estudos mostram que ter luz natural durante o dia em quartos de pessoas com demência pode ajudá-los a dormir melhor e mostrar menos agitação. Esses resultados melhoram com o tempo. A terapia com luz também pode ajudar na depressão e retardar os efeitos da demência.

Demência
Demência

Fototerapia para Micose Fungóide

Esta forma de linfoma de células T pode causar erupções cutâneas e feridas. Dependendo do seu estágio e da espessura da micose fungóide, você pode tratá-la com fototerapia UVB ou PUVA de banda estreita. Este tipo de tratamento é 60%-90% eficaz em matar células cancerígenas.

Fototerapia para Micose Fungóide
Micose Fungóide

Fototerapia para Morfeia

A morfeia é uma condição da pele que causa manchas vermelhas, brancas ou duras e indolores na pele. Se você tiver um caso sério que cobre grande parte do corpo, o médico pode prescrever luz ultravioleta para aliviar os sintomas.

Fototerapia para Morfeia
morfeia

Doença Cutânea do Enxerto Contra o Hospedeiro (cGVHD)

Você pode ter essa condição se seu corpo rejeitar e atacar células transplantadas durante um transplante de células-tronco ou medula óssea. A terapia com luz geralmente não é a primeira linha de tratamento. Mas estudos mostram que PUVA, UVA-1 e UVB podem ajudar a tratar e trazer remissão quando o cGVHD ataca sua pele

Doença Cutânea do Enxerto Contra o Hospedeiro (cGVHD)
Doença Cutânea do Enxerto Contra o Hospedeiro (cGVHD)

Terapia da luz, PUVA, UVB, UVA-1, fototerapia, laserterapia

Fonte: WebMD

Você também vai se interessar