Algumas condições afetam homens e mulheres de maneira diferente. Os sintomas de certos problemas médicos podem ser muito diferentes dependendo do seu gênero, e, em alguns casos, o risco de morte pode ser maior.
Ataque Cardíaco
O sinal revelador de ataque cardíaco de sentir que há um elefante sentado em seu peito não é tão comum nas mulheres quanto nos homens. Muitas mulheres sentem pressão na parte superior das costas, dor na mandíbula e falta de ar. Ou eles podem se sentir enjoados e tontos. Embora a doença cardíaca seja a principal causa de morte para ambos os sexos nos EUA, as mulheres têm maior probabilidade de morrer após um ataque cardíaco.
COVID-19
Os homens são mais propensos do que as mulheres a ter casos graves de COVID-19, embora não esteja claro o porquê. Pode ser porque os homens são mais propensos a ter problemas de saúde, como pressão alta, diabetes e doenças cardíacas, que aumentam as chances de sintomas graves de COVID-19. Outra razão possível: as mulheres tendem a ter sistemas imunológicos mais fortes do que os homens, graças ao estrogênio.
A Esclerose Múltipla afeta diferentemente homes e mulheres
As doenças que afetam o sistema imunológico costumam ser mais graves nos homens. Por exemplo, a EM afeta muito mais mulheres do que homens em geral, mas quando se trata da forma progressiva (PPMS), os homens a desenvolvem em número igual ao das mulheres. A EMPP tende a ser mais difícil de diagnosticar e tratar do que a forma remitente recorrente da EM.
Derrames afetam homens e mulheres de forma diferente
Quase 55.000 mulheres a mais do que homens sofrem derrames a cada ano nos EUA. Os sintomas comuns são fraqueza repentina de um lado, perda da fala e do equilíbrio e confusão. Mas as mulheres geralmente apresentam sintomas adicionais ou diferentes: desmaios, agitação, alucinações, vômitos, dor, soluços e convulsões. As mulheres geralmente têm uma recuperação pior após um derrame também.
DSTs
As mulheres são menos propensas a ter sintomas de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como clamídia e gonorreia. As DSTs também podem levar à doença inflamatória pélvica crônica em mulheres, causando problemas de fertilidade. Os homens raramente têm tais complicações. O papilomavírus humano (HPV) também é a principal causa de câncer cervical em mulheres.
Perda de cabelo para homens e mulheres
Os homens são muito mais propensos a perder cabelo à medida que envelhecem do que as mulheres. Cerca de 40% das mulheres terão queda de cabelo ou queda de cabelo, mas 85% dos homens terão queda de cabelo aos 50 anos. Os homens tendem a perder cabelo no mesmo padrão – a linha do cabelo vai cada vez mais para trás. (Isso é chamado de calvície.) Eles também podem ficar carecas no alto da cabeça. As mulheres têm desbaste total ou manchas calvas aleatórias.
A acne atinge de forma diferente homens e mulheres
Os hormônios costumam ser os culpados pela acne. Como os hormônios das mulheres mudam durante a menstruação, a gravidez e durante a menopausa, elas são mais propensas à acne adulta do que os homens. O tratamento também pode variar de acordo com o seu sexo. Os médicos tendem a prescrever remédios que controlam os hormônios, como anticoncepcionais, para as mulheres. Os cremes que você esfrega na pele são mais comuns para os homens.
Estresse
As mulheres são mais propensas a dizer que estão estressadas do que os homens. Ambos os sexos sentem raiva, irritabilidade e tensão muscular quase na mesma proporção devido ao estresse, mas as mulheres dizem com mais frequência que isso causa dor de cabeça, dor de estômago ou faz com que sintam vontade de chorar. Os homens são menos propensos a sentir sintomas físicos durante períodos de estresse do que as mulheres.
ITUs – Infecções do Trato Urinários afetam homens e mulheres diferentemente
Embora as mulheres tendam a ter infecções do trato urinário (ITUs) com mais frequência, as ITUs dos homens são mais complicadas. Eles também têm causas diferentes. As mulheres geralmente os pegam por causa de bactérias do sexo ou fezes (sua uretra é mais curta e mais próxima dessa área). As ITUs masculinas são mais propensas a surgir de algo que bloqueia o fluxo de urina, como próstata aumentada ou cálculos renais.
Dor
Mais mulheres vivem com dor crônica (dor que dura mais de 6 meses e parece não responder ao tratamento) do que homens. Sua dor também tende a durar mais tempo e ser mais intensa. Os médicos ainda estão tentando descobrir o motivo, mas acham que as diferenças hormonais entre os sexos podem ser as responsáveis.
Osteoporose
Como as mulheres são mais propensas a ter osteoporose, muitas vezes é negligenciada nos homens. Mas os homens que têm essa falta de densidade óssea e quebram o quadril têm duas vezes mais chances de morrer do que as mulheres com osteoporose que quebram o quadril.
Gênero, sexo, acidente vascular cerebral, doença cardíaca, HPV, DSTs, calvície masculina, estresse, esclerose múltipla
Fonte: WebMD