Sangue na Urina, quais são as causas

Pode ser um choque ver sangue na sua urina. Várias condições podem causar isso. Na maioria das vezes, as causas não são graves. Em alguns casos, porém, pode apontar para um problema de saúde maior. Descubra por que isso acontece e o que fazer a respeito.

O que fazer se você ver sangue na urina

Parece estranho, mas nem sempre você sabe que tem sangue na urina. Às vezes, há tão pouco que só aparece sob um microscópio quando seu médico está testando você para outra coisa. Quando você pode vê-lo, pode ser alarmante. Mas na maioria das vezes, as causas não são graves. Em alguns casos, porém, o sintoma aponta para um problema de saúde maior. Por isso, você deve sempre informar seu médico.

O que fazer se você ver sangue na urina
O que fazer se você ver sangue na urina

Infecção do Trato Urinário (ITU)

Acontece quando as bactérias infectam as partes do corpo que produzem e armazenam a urina, como a bexiga ou a uretra. Você pode ouvir isso chamado de cistite. Além de ver sangue, você pode sentir que precisa ir o tempo todo e pode queimar quando o faz. Em casos graves, você pode sentir dor na barriga ou na virilha. Mas às vezes, especialmente se você for mais velho, pode não apresentar nenhum sintoma. As ITUs são muito comuns e os antibióticos geralmente podem eliminá-las.

Infecção do Trato Urinário (ITU)
Infecção do Trato Urinário (ITU)

Infecção renal

Uma ITU pode chegar aos rins através dos tubos de conexão do trato urinário. Os sintomas costumam ser semelhantes, mas com uma infecção renal, é mais provável que você tenha febre e dor nas laterais. E pode ser mais grave, principalmente se se espalhar para outras partes do corpo. Portanto, certifique-se de informar o seu médico se notar os sinais. Essa ITU é chamada de pielonefrite.

Infecção renal
Infecção renal

Pedras nos rins

Eles começam a se formar em seus rins quando seu corpo acumula muito cálcio ou outros minerais. E podem doer muito, especialmente nas costas, perto dos quadris e das costelas, se crescerem o suficiente. Você pode ver sangue ou até mesmo um pedaço de pedra em sua urina. Os menores às vezes “passam” sozinhos em seu xixi, mas você pode precisar de cirurgia para se livrar dos maiores.

Pedras nos rins
Pedras nos rins

Próstata inchada

Infecção, cirurgia ou um ataque súbito a esta pequena glândula perto da bexiga de um homem podem inflamar. Além de ver sangue, você pode achar difícil ou doloroso fazer xixi. Você também pode sentir dor na virilha e na parte inferior da barriga ao fazer cocô ou ejacular. O tratamento depende da causa, mas você pode precisar de antibióticos ou analgésicos.

próstata inchada
próstata inchada

Inflamação Renal

Também chamada de glomerulonefrite, pode danificar os minúsculos filtros nos rins. Isso torna mais difícil para eles se livrarem dos resíduos. As pessoas geralmente não sabem que têm até que o médico detecte com um teste de urina. Mas seu xixi pode ter sangue ou parecer espumoso e acastanhado, e você pode notar inchaço no rosto, pernas e barriga. O problema pode melhorar por conta própria, mas se isso não acontecer, o tratamento pode prevenir danos nos rins.

Inflamação Renal
Inflamação Renal

Doença Renal Policística (PKD)

Os genes de seus pais fazem com que pequenos cistos cheios de líquido cresçam em seus rins. Eles podem danificar os órgãos e causar sangue na urina. A maioria das pessoas não apresenta sintomas até os 30-40 anos, mas os primeiros sinais podem ser uma barriga maior, muitas ITUs e dores nas costas e nas laterais. É mais provável que você tenha pressão alta e sinta vibração no peito, palpitações ou dor quando tem PKD. Não há cura, mas seu médico pode ajudar a controlar os sintomas.

Doença Renal Policística (PKD)
Doença Renal Policística (PKD)

Doenças hereditárias

PKD não é a única doença genética que pode colocar sangue em sua urina. É também um sintoma de outras condições como anemia falciforme, hemofilia ou síndrome de Alport, que afeta os olhos, ouvidos e rins. E, às vezes, o sintoma pode ocorrer em famílias sem motivo claro. Se for esse o seu caso, você pode não precisar de nenhum tratamento.

Doenças hereditárias
Doenças hereditárias

Um treino difícil pode causar sangue na urina

Ela tende a afetar mais os corredores do que outros atletas. Mas não é tão comum e os médicos não sabem exatamente por que isso acontece. Pode ser falta de água, lesão na bexiga ou quebra de mais glóbulos vermelhos em exercícios aeróbicos.

Um treino difícil pode causar sangue na urina
Um treino difícil pode causar sangue na urina

Alguns medicamentos podem causar sangue na urina

Alguns medicamentos, como o antibiótico penicilina ou o medicamento contra o câncer ciclofosfamida, podem causar sangue na urina. Também pode acontecer se você tomar medicamentos como aspirina ou heparina, especialmente se você já tiver uma condição, como uma infecção do trato urinário, que faz com que sua bexiga sangre com mais facilidade. Os anticoagulantes por si só não são a causa do sangue na urina, então a causa ainda precisa ser investigada.

 Alguns medicamentos podem causar sangue na urina
Alguns medicamentos podem causar sangue na urina

Trauma

Um golpe forte, geralmente na região lombar, pode fazer com que o sangue apareça na urina. Pode acontecer em uma queda ou acidente de carro ou se algo pesado o atingir. Muitas vezes, melhora sozinha com o repouso, embora um médico deva ficar de olho em você para garantir que você esteja se recuperando bem. Se sua lesão for grave, você pode precisar de cirurgia.

Trauma
Trauma

Câncer

Sangue na urina é um sinal chave de câncer de bexiga. Também pode ser um sinal de câncer renal ou de próstata. Em alguns casos, você pode não ter nenhum outro sintoma. Essa é uma das razões pelas quais é importante informar ao seu médico quando você notar algum sangue. Eles podem descartar condições mais graves ou iniciar qualquer tratamento que você possa precisar.

Câncer
Câncer

Diagnosticando as causas de sangue na urina

Para descobrir por que há sangue em sua urina, seu médico irá examiná-lo e perguntar sobre sua saúde e histórico familiar. Um laboratório testará sua urina em busca de glóbulos vermelhos, infecção e outros possíveis problemas. Em alguns casos, seu médico pode testar seu sangue ou tirar fotos de seu rim ou bexiga com ultrassom, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou uma câmera especial chamada cistoscópio. Às vezes, seu médico pode precisar testar uma amostra de sua urina para células cancerígenas.

Diagnosticando as causas de sangue na urina
Diagnosticando as causas de sangue na urina

Tratamento de sangue na urina

O caminho certo depende do que está causando o sintoma. Uma infecção pode ser curada com antibióticos. Diferentes tipos de câncer requerem diferentes abordagens, e doenças genéticas podem precisar de tratamento de longo prazo. Converse com seu médico sobre que tipo de tratamento pode ajudá-lo.

 Tratamento de sangue na urina
Tratamento de sangue na urina

urina, sangue, câncer de bexiga, infecção de bexiga, infecção renal, próstata, câncer de próstata, anemia falciforme, doença renal cística

Fonte: WebMD

Você também vai se interessar