Existem muitas coisas em sua casa que podem te deixar doente se você não tomar cuidado. Descubra onde estão os problemas em potencial e como se proteger contra eles.
Mofo
Seus esporos podem causar nariz entupido, tosse, dor de garganta e coceira. Se você tem alergia a mofo, problemas pulmonares ou um sistema imunológico fraco, esses esporos podem causar uma infecção pulmonar grave. O mofo cresce onde há umidade, então observe se há vazamentos no encanamento, nas paredes e no telhado. Use ar condicionado ou um desumidificador para manter os níveis de umidade abaixo de 50%. Limpe o molde com água e sabão ou use 1 xícara de alvejante doméstico em 1 galão de água.
Radônio
A rocha e o solo liberam esse gás. Há um pouco de ar ao nosso redor, mas é perigoso se muito estiver preso em sua casa. Suas partículas radioativas causam danos quando inaladas ou engolidas. Ele entra em prédios por meio de rachaduras e buracos no chão e nas paredes, e ao redor de encanamentos e fiação. Você não pode cheirar ou ver rádon, mas um teste simples pode dizer se sua casa tem muito. Se você fizer isso, contrate um empreiteiro certificado para fazer as correções.
Tapete
Ele pode reter poeira, mofo, ácaros, sujeira e outros irritantes. Quando você o limpa ou caminha sobre ele, essas partículas podem se espalhar pelo ar. Os produtos químicos usados para fazer e instalar alguns carpetes também podem ser ruins para você. Em vez disso, considere um piso duro ou use tapetes que você possa limpar fora de casa. Se você não conseguir se livrar do carpete, use um aspirador com filtro HEPA pelo menos três vezes por semana e limpe a vapor todos os anos.
Baratas
O cocô de baratas e partes de seus corpos podem se acumular na poeira do chão, da roupa de cama e da mobília. Quando você respira esses irritantes, pode desencadear alergias e problemas respiratórios, incluindo asma. Ajuda a manter sua casa o mais limpa e seca possível, especialmente tecidos e carpetes.
Monóxido de carbono
Fornos, lareiras, aquecedores de água, secadores e carros podem produzir esse gás que você não consegue cheirar ou ver. Pode ser mortal se não for ventilado e se acumular em sua casa. Instale detectores de monóxido de carbono no interior e use os aparelhos de maneira adequada. Os sintomas do envenenamento por monóxido de carbono são dor de cabeça, falta de ar, visão embaçada e sensação de tontura, confusão, fraqueza e náusea. Se você os tiver, respire ar fresco imediatamente e ligue para o 911.
Umidificador
Ele adiciona umidade ao ar. Mas não basta configurar e esquecer. Umidade acima de 50% pode convidar bactérias, fungos e outros germes. E a água começa a condensar nas janelas e outras superfícies da casa em torno de 60%. Além disso, o próprio umidificador pode desenvolver fungos e bactérias que se espalham pelo ar, a menos que você o limpe e seque diariamente. Você pode medir os níveis de umidade com uma ferramenta chamada higrômetro da loja de ferragens.
Cortinas
Eles podem conter ácaros, pêlos de animais, mofo e outros alérgenos. O mesmo vale para cobertores, roupas, tapetes, lençóis e outros tecidos da casa, mas as cortinas costumam ser mais difíceis de limpar. Em vez disso, use cortinas e limpe-as regularmente. Ou compre cortinas que sejam seguras para serem lavadas em água a 130 graus para manter a sujeira e os alérgenos ao mínimo.
Produtos de Limpeza Doméstica
Os ingredientes contidos neles podem irritar sua garganta e olhos, causando dores de cabeça, problemas respiratórios e outras doenças. Alguns podem até aumentar o risco de câncer. Os aerossóis têm compostos orgânicos voláteis (VOCs) – produtos químicos que podem causar danos. E amônia e alvejante podem ser prejudiciais se você não manuseá-los adequadamente. Use produtos que tenham menos ou nenhum VOC, fragrâncias e ingredientes inflamáveis. Ao usá-los, mantenha as portas ou janelas abertas.
Ar condicionado e aquecimento
Esses sistemas mudam o nível de umidade, poeira e germes em sua casa. Certifique-se de que o seu seja instalado e reparado adequadamente e troque os filtros regularmente. Você pode até tentar um filtro HEPA especial que remove partículas menores do ar em sua casa. Você pode considerar uma limpeza profissional se houver mofo dentro dos dutos de ar, se poeira e detritos os entupirem ou se pragas como ratos ou outros roedores fizerem deles seu lar.
Tinta de chumbo
Se sua casa foi construída antes de 1978, é provável que haja tinta à base de chumbo por dentro ou por fora. Se estiver em ótimo estado, pode não ser um problema. Mas quando começa a lascar, descascar, rachar ou se desgastar, pode formar poeira, o que pode danificar seu cérebro e outros órgãos se seu corpo absorvê-lo. Em crianças, pode causar problemas de comportamento e de aprendizagem. Um profissional pode testar se há chumbo em sua casa e dizer o que fazer para resolver quaisquer problemas.
Radon, chumbo, mofo, umidade, baratas, carpete, alergias
Fonte: WebMD