Muitas plantas caseiras populares podem ser tóxicas para animais de estimação. Veja quais delas são plantas venenosas que representam maior ameaça e como manter seus amigos peludos seguros.
Amarílis
Esta lâmpada produz uma grande flor em forma de trombeta, geralmente vermelha ou branca. Eles crescem entre 4 e 10 polegadas de tamanho. Os sintomas mais comuns após o seu cão ou gato comer são:
- Diarréia
- Vômitos
- Ternura na região da barriga
- Babando
- Perda súbita de peso
- Tremores
Lírios
Esta flor é tão tóxica para os gatos que mesmo uma pequena quantidade pode causar danos aos rins. Todas as plantas são venenosas – até mesmo o pólen. Você pode notar salivação, vômito, diarreia ou nenhum sintoma. O segredo é levar seu gato ao veterinário imediatamente. Os lírios são muito menos prejudiciais para os cães, mas podem irritar a boca e o estômago, especialmente os lírios de calla.
Sago Palms
Você pode conhecê-los como palmas coontie, palmas de papelão, cicadáceas ou zamias. Eles se parecem com pequenas palmeiras, e seu animal de estimação pode ter convulsões ou insuficiência hepática ao mastigá-los. As sementes são especialmente ruins. Mesmo um ou dois podem causar sintomas como:
- Vômitos
- Diarréia
- Depressão
Tulipas
Estas flores coloridas em forma de taça marcam o início da primavera. Mas eles podem ser um problema real se seu amigo peludo os confundir com um lanche. Embora qualquer parte da planta possa irritar a boca e a garganta, os bulbos são os mais tóxicos. Se seu animal de estimação comer alguns, ele pode ter dificuldade para respirar, começar a babar ou até ter convulsões.
Azevinho
Bater os lábios, babar e balançar a cabeça são sinais de que seu animal de estimação comeu azevinho. As toxinas são parte do problema, assim como as folhas pontiagudas que podem ser duras na boca e na barriga. Você pode notar vômitos, diarreia e mau humor logo em seguida. Alguns tipos são mais tóxicos do que outros.
Visco
Se você gosta de usar visco de verdade para seus eventos de férias, mantenha-o onde animais de estimação não possam pegá-lo. As bagas podem causar vômito, diarreia, problemas respiratórios, baixa frequência cardíaca e até ataxia (andar vacilante) e convulsões em cães e gatos.
Begônia
A parte mais tóxica, que pode causar problemas renais, está sob o solo, na área da raiz. Portanto, seu animal de estimação teria que esvaziar o pote no chão para chegar lá. Mesmo assim, as folhas e flores também são venenosas. Eles podem irritar o interior da boca do seu cão ou gato e causar vômito, salivação e dificuldade para engolir.
Oleandro
Tremores, salivação, convulsões, fraqueza muscular e vômitos intensos são apenas alguns dos sinais de que seu animal de estimação pode ter comido uma parte desta planta altamente venenosa. Isso pode forçar o coração, então leve seu animal ao médico imediatamente.
Schefflera
Você deve conhecer esta planta doméstica comum como uma árvore guarda-chuva ou folha estelar. Adiciona um toque de verde à sua casa e é fácil de cuidar. Mas se seus animais de estimação o mordiscam, eles podem apresentar queimação e irritação intensa dentro e ao redor da boca, além de problemas de vômito, salivação e deglutição.
Plantas que você corta do lado de fora
Qualquer número de flores e plantas que você corta do lado de fora e traz para dentro também pode ser venenoso para os animais de estimação. Estacas de azaléia e hortênsia são dois culpados comuns. Dedaleira, íris e narcisos também podem causar problemas sérios.
Canabis
Tome muito cuidado se decidir manter esta planta dentro de casa. Pode causar vômito, salivação, batimento cardíaco acelerado, convulsões, temperatura corporal baixa e até mesmo inconsciência ou coma.
O que fazer pelo seu animal de estimação
Mantenha as plantas venenosas longe dos animais de estimação. Limpe todas as folhas e outros detritos que possam tentá-los. Chame seu veterinário ou um veterinário de emergência se você acha que seu animal comeu algo tóxico, especialmente se mostrar sinais de doença. Tire uma foto da planta ou leve um pouco dela, ou o vômito, com você ao veterinário para ajudar a descobrir o que seu animal de estimação comeu.
Cães, gatos, veneno, tóxico, amarílis, lírios, azevinho, lírio de Barbados, lírios de calla, tulipas, gardênia, plantas venenosas, figo folha de violino
Fonte: WebMD