Essas práticas conhecidas como hábitos saudáveis são realmente boas para você ou são lendas urbanas? Mostramos o que é saudável e o que é exagero. Certamente contar calorias, tomar banho todos os dias e escovar os dentes depois de comer beneficia sua saúde, certo? Nem sempre. Veja como esses e outros hábitos podem sair pela culatra.
Limpeza
Limpeza, às vezes chamado de desintoxicação, envolve jejuar, beber ou comer apenas certos alimentos ou bebidas, ou tomar suplementos ou ervas para remover toxinas do seu corpo ou perder peso. Mas eles são mais propensos a causar danos do que fazer bem. Não há muitas evidências científicas para apoiar suas afirmações, e alguns programas podem até ser inseguros.
Contar calorias
Faz sentido: coma menos calorias e perderá peso. Parece ser um dos hábitos saudáveis, mas nem todas as calorias são iguais. Seu corpo os queima de maneiras diferentes, dependendo do tipo de alimento que você ingere, de seu metabolismo e até mesmo do tipo de organismos que vivem em seu intestino. Um plano mais sustentável para um peso saudável: alimentos de qualidade, exercícios, boa noite de sono e orientação médica.
Banho diário
Acontece que você pode limpar demais o seu corpo. Lavar-se com sabão todos os dias pode retirar a oleosidade protetora da pele, deixando-a seca e mais sujeita a infecções. E se você estiver usando sabonete antibacteriano, esse risco aumenta ainda mais – você pode matar as bactérias “boas” em sua pele e diminuir sua imunidade. Mude para três a quatro chuveiros por semana.
Alimentos com baixo teor de gordura
Baixo teor de gordura nem sempre significa saudável. Freqüentemente, ao subtrair gordura, você também corta fibras, proteínas ou aminoácidos de sua dieta, ao mesmo tempo que adiciona muitos carboidratos. Um plano melhor é cortar as gorduras trans e saturadas e, ao mesmo tempo, evitar que as gorduras boas contenham alimentos como abacate, nozes e sementes, azeite de oliva e salmão.
Vitamina C para resfriados
Não há dúvida de que a vitamina C é ótima para tu. É um antioxidante; constrói pele, vasos sanguíneos e ossos; e ajuda a curar feridas. Mas quando se trata de tratar resfriados, não há prova de que cure os sintomas. Mantenha-o na dieta, mas retire-o da lista de remédios para resfriado.
Escovar após uma refeição
Dentes e gengivas saudáveis são vitais para uma boa saúde geral. Mas quando se trata de escovar, seja esperto quanto ao tempo. Espere pelo menos uma hora após comer – especialmente se você comer alimentos ácidos ou beber refrigerante. Isso dá ao seu esmalte tempo para endurecer antes de escovar.
Tomar um multivitamínico diariamente
Embora os multivitamínicos não sejam ruins para você, eles não fornecem proteção contra doenças cardíacas, câncer ou declínio mental. Você obterá o mesmo (ou até melhor) benefício nutricional de uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos inteiros e laticínios com baixo teor de gordura.
Suplementos antioxidantes
Seu corpo precisa de antioxidantes como vitamina C, vitamina E e beta-caroteno para ajudar a combater os radicais livres – substâncias químicas que podem danificar células e genes. Mas os antioxidantes em suplementos não são os mesmos que você obtém dos alimentos. Para fazer o melhor, esses combatentes dos radicais livres precisam trabalhar junto com nutrientes, produtos químicos vegetais e outros antioxidantes.
Injeções de B12
Se os seus níveis de vitamina B12 estão baixos, injeções e pílulas podem ajudá-lo com a memória, dificuldade para andar, e fraqueza. Mas eles não são um estímulo geral para a saúde de pessoas com níveis normais. Apesar das alegações de que eles podem ajudar você a perder peso e ter mais energia, não há prova de que você verá essas vantagens se seus níveis de B12 já estiverem bons.
Arrumar a cama
Um estudo britânico de 2005 relatou que deixar a cama desarrumada pode ajudar reduza os alérgenos em sua casa, eliminando os ácaros. Mas antes de cruzar a arrumação da cama de sua lista de tarefas, saiba que não há muita pesquisa para apoiar essas afirmações. É melhor usar capas anti-alérgicas à prova de poeira, lençóis e cobertores semanalmente em água quente, e não usar edredons ou travesseiros. Mantenha cortinas, carpetes de parede a parede e móveis estofados fora do quarto e use um filtro de qualidade em seu ar condicionado.
hábitos saudáveis
Fonte: WebMD