Gânglios Linfáticos: Linfonodos inchados

Tudo, desde medicamentos e infecções a câncer, pode levar ao aumento dos gânglios linfáticos. Descubra o que pode ter desencadeado o seu.

Abscesso dentário

Cáries, tratamento dentário ou uma lesão na boca podem causar uma infecção no dente. Isso pode causar inchaço nos gânglios linfáticos sob sua mandíbula ou no pescoço.

Abscesso dentário
Abscesso dentário

Infecção Respiratória Superior

Um dos sinais indicadores de que você tem uma infecção nas vias respiratórias – nariz, seios da face, garganta – são os gânglios linfáticos grandes e doloridos no pescoço.

Infecção Respiratória Superior
Infecção Respiratória Superior

HIV e os gânglios linfáticos

O vírus da imunodeficiência humana (HIV) é uma infecção que ataca o sistema imunológico do seu corpo. Você pode pegá-lo quando fluidos corporais específicos de alguém com o vírus entram em contato com sua corrente sanguínea. Os linfonodos inchados na área da virilha, cabeça ou pescoço podem ser um sintoma inicial.

HIV
HIV

Câncer

O linfoma é um tipo de câncer que começa nos gânglios linfáticos e causa inchaço. Outros tipos de câncer podem se espalhar para os linfonodos quando as células de um tumor se separam e viajam pelo sistema linfático para outras partes do corpo. Os linfonodos com células cancerosas podem ou não inchar, os mais próximos de um tumor são geralmente os que ficam maiores.

Câncer
Câncer

Lúpus

O lúpus é uma doença auto-imune contínua que causa inflamação nas articulações, pele e rins. Também afeta as células sanguíneas, o coração e os pulmões. Os gânglios linfáticos inchados geralmente não são um sintoma, mas podem ficar maiores durante uma crise de lúpus.

Lúpus
Lúpus

DSTs e os gânglios linfáticos

Herpes genital, sífilis e gonorreia podem causar inchaço dos linfonodos. Normalmente, você os encontrará na região da virilha se você tiver herpes genital ou sífilis. A gonorréia pode causar glândulas inchadas no pescoço e na virilha.

DSTs
DSTs

Infecção de couro cabeludo e os gânglios linfáticos do pescoço

A micose do couro cabeludo, uma infecção causada por um fungo, pode fazer as glândulas do pescoço incharem. O impetigo – outra infecção de pele que geralmente afeta o rosto – também pode aparecer no couro cabeludo e fazer com que os linfonodos do pescoço aumentem.

Infecção de couro cabeludo
Infecção de couro cabeludo

Olho Rosa

A conjuntivite viral, também conhecida como pinkeye, é uma infecção altamente contagiosa causada por um vírus. Pode ser desencadeado pelo mesmo vírus que causa um resfriado. Pinkeye e resfriados às vezes acontecem juntos. Também pode causar inchaço dos gânglios linfáticos.

Olho Rosa
Olho Rosa

Tuberculose e os gânglios linfáticos

A escrófula, um tipo de tuberculose, ou TB, é uma infecção nos linfonodos do pescoço. Isso os faz inchar e parecer borrachentos ou firmes. Normalmente não é doloroso, mas pode vir com febre, calafrios e uma sensação geral de mal-estar.

Tuberculose
Tuberculose

Medicamento

Gânglios linfáticos inchados podem ser um efeito colateral do medicamento fenitoína. As pessoas costumam tomar esse medicamento para epilepsia, um distúrbio convulsivo.

Medicamento
Medicamento

Doença da arranhadura do gato

Você pode pegar uma infecção bacteriana chamada doença da arranhadura do gato se alguém o coçar, morder ou lamber uma ferida aberta em sua pele. Demora cerca de 2 semanas para que os sintomas apareçam. Você ficará vermelho e inchado na área. Você também pode ter febre, dor de cabeça e fadiga. Os gânglios linfáticos mais próximos da área também podem inchar.

Doença da arranhadura do gato
Doença da arranhadura do gato

Cobreiro

Você pega o cobreiro (herpes zoster) do mesmo vírus que causa a varicela. Ele gruda em seu corpo e pode aparecer como telhas quando você for um adulto. O principal sintoma é uma erupção cutânea que causa dor nos nervos, mas você também pode ter gânglios linfáticos inchados.

Cobreiro
Cobreiro

Linfonodos, circulação, infecção, glândulas inchadas

Fonte: WebMD

Você também vai se interessar