O que você come pode desempenhar um papel importante na saúde de seus olhos. Descubra quais alimentos diminuir e alguns que ajudarão a manter sua aparência saudável.
Alimentos e seus olhos
Cerca de 250 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de perda de visão leve a grave. Você sabia que a saúde dos seus olhos está diretamente ligada à saúde do seu coração e vasos sanguíneos? O que você come e bebe pode ter um impacto duradouro em sua saúde cardiovascular e em sua visão.
Pão e Massa
Os pesquisadores relacionaram os carboidratos simples, como os encontrados no pão branco e no macarrão, com uma chance maior de degeneração macular relacionada à idade (DMRI), uma das principais causas de perda de visão em adultos mais velhos. O motivo: seu corpo digere esse tipo de carboidrato rapidamente. Isso causa um aumento no açúcar no sangue. Para evitar isso, os especialistas em saúde sugerem que você troque o pão branco e a massa por versões integrais.
Carnes processadas
Cachorros-quentes, bacon e carnes frias são carregados com sódio. Esse pico de sal pode eventualmente levar à pressão alta (hipertensão). Em seus olhos, isso pode causar:
- Retinopatia hipertensiva, danos nos vasos sanguíneos que causam visão turva ou perda de visão
- Coroidopatia, acúmulo de fluido abaixo da retina li >
- Neuropatia, um bloqueio do fluxo sanguíneo que mata os nervos e causa perda de visão
Tente limitar o sódio a 2.300 miligramas ou menos por dia.
Comidas fritas
Alimentos fritos cozidos em gorduras trans aumentam os níveis de colesterol LDL (“ruim”) e podem causar doenças cardíacas, derrame cerebral e diabetes tipo 2. Eles também criam moléculas chamadas radicais livres, que podem danificar e matar células. Tudo isso se conecta a doenças oculares – DMRI e retinopatia diabética. Lute contra os radicais livres comendo frutas e vegetais cheios de vitamina C, como frutas cítricas, tomates e pimentões vermelhos.
Óleos de cozinha
Um estudo histórico de 30 anos atrás relacionou muito ácido linoléico, um tipo de gordura insaturada, com uma chance maior de DMRI. Você pode encontrá-lo nestes óleos de cozinha:
- Cártamo
- Girassol
- Milho
- Soja
- Gergelim
Especialistas em saúde sugerem óleos de cozinha com menos de 4 gramas de gordura saturada por colher de sopa. Fique longe de óleos hidrogenados e gorduras trans.
Margarina
É feito com óleos vegetais, por isso tem gorduras “boas” insaturadas. Considerando todas as coisas, pode ser melhor para você do que manteiga. Mas algumas margarinas também contêm gordura trans, que aumenta os níveis de colesterol e aumenta a chance de doenças cardíacas e problemas oculares. Quanto mais sólida a margarina, mais gordura trans ela contém. Em vez de um pau, use o tipo para barrar ou líquido. Você também pode procurar marcas com 0 grama de gordura trans no rótulo.
Alimentos Prontos para Comer
Alimentos pré-embalados – coisas como sopa, molho de tomate e produtos enlatados – costumam ter grandes quantidades de sódio, até 75% da quantidade sugerida. Comer menos desses alimentos pode reduzir a chance de hipertensão e problemas oculares relacionados. Quando fizer compras, procure versões com “baixo teor de sódio” ou “sem adição de sal” de suas comidas favoritas. Adicione suas próprias especiarias e ervas para um aumento de sabor natural.
Bebidas açucaradas
Refrigerantes, bebidas esportivas e energéticas, limonada e outras bebidas adoçadas têm muito açúcar – às vezes 7 a 10 colheres de chá. Eles também são a fonte número um de calorias e açúcar adicionado na dieta dos EUA. Todo esse açúcar aumenta suas chances de diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Isso pode levar a doenças oculares relacionadas, como retinopatia diabética e DMRI. Água é sua melhor aposta para uma bebida saudável.
Peixe e Marisco
A maioria de nós não tem motivos para se preocupar com o mercúrio em peixes e crustáceos com moderação. Mas em níveis elevados e para certos grupos de pessoas, pode causar sérios problemas de saúde, incluindo lesões oculares. Especialistas em saúde digamos, mulheres grávidas, aquelas que estão amamentando ou podem engravidar, e as crianças devem comer de 8-12 onças de peixe e marisco a cada semana.
Álcool
Embora não seja um alimento, o álcool é algo que você coloca no corpo e que os especialistas associam a doenças oculares. Beber muito álcool pode causar catarata em idades mais precoces, uma condição comum que causa uma área turva no cristalino.
Cafeína
A cafeína na sua xícara de café ou chá matinal pode aumentar a pressão dentro do olho ou a pressão intraocular (PIO). Estudos mostram que essa pressão aumenta em pessoas com glaucoma ou hipertensão ocular (OHT) que ingeriram cafeína. PIO muito alta pode causar perda de visão e cegueira.
Fonte: WebMD