É provável que você pegue sua caixa de amido de milho quando quiser engrossar molhos e pudins ou revestir a carne para refogar. Mas esse amido, moído do milho, tem dezenas de utilidades além da cozinha que vão te supreender.
Bom para cozinhar – e muito mais
É um grampo nas indústrias que fazem papel, adesivos e revestimentos. Os cientistas estão até mesmo transformando-o em produtos para o controle de pragas. Mas você não precisa aceitar o Chem 101 para colocar o amido de milho para trabalhar para você.
Elimine o chiado das queimaduras solares
Enxugue as manchas queimadas de sol com uma pasta leve de amido de milho e água. Em seguida, depois de um banho frio em uma banheira morna, polvilhe amido de milho entre os lençóis antes de ir para a cama. Sua textura sedosa reduz o atrito entre sua pele queimada e o tecido.
Faça uma troca vegana por ovos
De volta à cozinha, uma mistura de amido de milho e água pode substituir um ovo em muitos itens assados. A proporção varia entre as receitas, mas, em média, 1 colher de sopa de amido de milho para 3 colheres de sopa de água corresponde ao conteúdo líquido de um ovo. Sempre dissolva o amido de milho na água antes de adicioná-lo a outros ingredientes para evitar grumos.
Picada de Insetos
Vá à moda antiga e faça um cataplasma – uma pasta espessa que pode aliviar a dor. Misture cerca de 3 colheres de sopa de amido de milho com 1 colher de sopa de água fria e espalhe suavemente sobre a mancha. Deixe secar. Você pode até deixá-lo ligado durante a noite para fazer sua mágica.
Casaco de cães desemaranhado
É uma história de cachorro peludo, mas não do tipo bom. Muitos cães têm pelos emaranhados, especialmente se seus pelos são longos ou crespos. Esses emaranhados parecem ruins e também podem puxar a pele, causando dor. Para ajudar a retirá-los antes de cortá-los, esfregue uma quantidade generosa de amido de milho no casaco peludo do seu amigo e, em seguida, escove suavemente de baixo para cima do tapete com uma escova impermeável.
Torne o shampoo a seco simples
O amido de milho é ótimo para absorver óleo, o que o torna uma solução prática entre os xampus. O segredo é misturar duas partes de amido de milho com uma parte de outro alimento básico da prateleira da cozinha, o bicarbonato de sódio. Passe a mistura perto das raízes e escove bem.
Mantenha as bolhas na baía
É uma fórmula simples: suor mais fricção equivalem a bolhas. Mantenha os pés lisos e secos com uma pitada de amido de milho antes de calçar os sapatos, especialmente se você não usar meias. Se você obtiver uma pequena bolha apesar de seus esforços, cubra-a com um curativo até que ela seja reabsorvida. Se for grande, coloque uma almofada de donut – uma almofada com um orifício central – ao redor da bolha. Faça o seu próprio com feltro ou espuma e mantenha-o no lugar com uma bandagem grande.
Limpar a casa
Amido de milho é um limpador natural multiuso para toda a casa. Para dar brilho à prata, passe uma pasta grossa de água e amido de milho, deixe secar e depois lustre com um pano macio. Pulverize uma solução fina no vidro, enxágue com água e seque para dar um brilho agradável. Polvilhe para secar na madeira e use graxa para cotovelos para remover a graxa real e o acúmulo de graxa para móveis.
Faça um desodorante faça você mesmo
Quer ignorar os produtos químicos em produtos comprados em lojas? Misture quantidades iguais de amido de milho e bicarbonato de sódio na palma da sua mão e use um pincel de maquiagem grande ou bolas de algodão para aplicar. Esta é uma ótima troca para pessoas em tratamento de radiação para câncer, já que desodorantes comuns podem irritar a pele tratada.
Divirta-se com as crianças
Apenas para diversão, faça seu próprio Oobleck – uma versão do brinquedo infantil chamado Slime com o nome de um livro do Dr. Seuss. Misture 1 xícara de água tingida com algumas gotas de corante alimentício com 2 xícaras de amido de milho. Pressione-o até formar uma bola escorregadia com as mãos e observe-o voltar a ficar líquido quando você o soltar. Rabisque-o em uma peneira. Lave com água morna, mas para evitar entupimento, jogue o Oobleck no lixo, nunca no ralo.
Fonte: WebMD