Muitas infecções são contagiosas. Mas alguns você não receberá de outra pessoa. Você pode pegá-los tocando em superfícies ou comendo coisas que contêm bactérias ou vírus.
Contagioso ou não?
Alguns germes são contagiosos. Isso significa que eles se espalham de pessoa para pessoa. Mas existem muitos tipos de infecções que você não pegará de outra pessoa. Você pode pegar germes tocando em superfícies, ou comendo ou bebendo coisas que contêm bactérias ou vírus. Algumas doenças se propagam apenas por meio de insetos ou outros animais infectados. Às vezes, os micróbios que vivem dentro ou fora do seu corpo podem começar a crescer descontroladamente e causar uma infecção.
Doença dos legionários
É um tipo de pneumonia que você contrai quando respira gotículas de água ou acidentalmente inala água que contém a bactéria Legionella. Legionella vive em lagos e riachos. Mas as pessoas podem ser infectadas se as bactérias entrarem nos sistemas de água e começarem a crescer lá, como chuveiros, torneiras, banheiras de hidromassagem, aquecedores de água ou canos.
Infecções de ouvido
Geralmente, acontecem quando uma doença ou alergia causa congestão no nariz, na garganta e nas trompas de Eustáquio, que vão de cada orelha até o fundo da garganta. O fluido que se acumula no ouvido médio permite que os germes cresçam. Embora os vírus contagiosos do resfriado e da gripe às vezes causem uma infecção no ouvido, você não pode contagiar outra pessoa.
Infecções do trato urinário
A ITU começa quando uma bactéria do reto ou de qualquer outro local da pele entra no trato urinário pela uretra. As mulheres têm infecções do trato urinário com mais freqüência do que os homens, principalmente porque a uretra está mais próxima do reto. Algumas pessoas contraem essas infecções após o sexo, quando bactérias de um parceiro penetram na uretra. Você pode ajudar a prevenir isso fazendo xixi logo após o sexo. Mas você não precisa fazer sexo para pegar esse tipo de infecção.
Candidíase vaginal
Acontece quando o equilíbrio normal de micróbios, incluindo leveduras e bactérias, na vagina é prejudicado. Isso significa que o fermento pode começar a crescer muito, causando coceira, queimação e irritação. Você pode ter mais probabilidade de pegá-los se estiver tomando antibióticos, se estiver grávida, se tiver diabetes não controlada ou um sistema imunológico enfraquecido. Algumas pílulas anticoncepcionais também podem causá-los. Você não pode transmitir uma infecção de fermento para outra pessoa.
Infecção Sinusal (Sinusite)
Como uma infecção no ouvido, as infecções nos seios da face acontecem quando o muco se acumula nos seios da face e os germes começam a crescer lá. O resfriado comum, que é uma infecção viral, costuma ser a causa das infecções dos seios da face. Às vezes, uma infecção bacteriana está por trás da sinusite. Se a causa for um vírus, a infecção é contagiosa. Mas, é mais provável que você espalhe o resfriado do que a própria infecção sinusal
Salmonella
Esse tipo de bactéria pode causar uma infecção nos intestinos. Se você comer alimentos crus ou mal cozidos que contenham a bactéria Salmonella – geralmente carne, ovos ou aves – você pode pegar uma infecção por Salmonella. Salmonella pode acabar em bancadas e utensílios de cozinha e, em seguida, contaminar outros alimentos. O cozimento completo mata essa bactéria. Os sintomas da infecção por salmonela podem incluir náuseas, vômitos, diarreia, cólicas, febre, calafrios e dor de cabeça.
E. coli
É normal ter esse tipo de bactéria no intestino. Mas algumas cepas de E. coli deixam as pessoas doentes. As pessoas geralmente os contraem comendo alimentos ou bebendo água contendo a bactéria. É mais comum com vegetais crus ou carne moída mal cozida. A infecção pode causar diarreia intensa com sangue, náuseas, vômitos e cólicas estomacais.
Naegleria Fowleri
Você deve ter ouvido falar que é chamada de ameba comedora de cérebro. Naegleria fowleri causa uma infecção cerebral rara e mortal. Este minúsculo organismo, ou ameba, entra em seu cérebro pelo nariz. Vive em lagos ou rios quentes ou em água naturalmente quente. Piscinas sem cloro suficiente também podem hospedá-los. A infecção, que causa convulsões, confusão e alucinação, pode matar pessoas em até 5 dias.
Raiva
Você fica com raiva quando um animal portador do vírus o pica. A maioria dos casos envolve morcegos, coiotes, cães e gatos infectados. A raiva é mortal, mas é raro que as pessoas a contraiam. Se você for mordido ou arranhado por um animal que pode estar com raiva, um médico pode lhe dar uma vacina para protegê-lo do vírus.
Infecções de carrapatos
Os carrapatos podem transmitir muitas bactérias e vírus diferentes para as pessoas por meio de uma picada. Algumas infecções bacterianas transmitidas por carrapatos incluem a doença de Lyme e a febre maculosa das Montanhas Rochosas. Alguns vírus bem conhecidos são a febre do carrapato do Colorado e o vírus Bourbon. Se um carrapato penetrar em sua pele, remova-o com uma pinça, não com um fósforo aceso. Se possível, sele o carrapato em um recipiente e congele-o. Se você ficar doente nos próximos dias, consulte um médico. Se possível, traga o carrapato.
Infecções de mosquitos
Mosquitos que carregam vírus, incluindo malária, Zika, Nilo Ocidental, febre amarela, dengue e chikungunya, podem transmiti-los às pessoas por meio de uma picada. Essas infecções tendem a acontecer em partes específicas do mundo.
Infecções de roedores
Isso geralmente acontece quando as pessoas entram em contato com resíduos de ratos, camundongos ou outros roedores infectados. Você também pode respirar a poeira que carrega partículas de fezes de roedores ou urina. Você pode pegar hantavírus, febre hemorrágica e outras doenças. Se você precisar limpar excrementos, não levante a poeira com uma vassoura ou aspirador de pó. Coloque luvas, borrife a área com desinfetante e limpe-a. Então cuide do roedor que deixou os excrementos.
Legionnaires, UTI, fermento
Fonte: WebMD