Seus rins são a câmara de compensação de toxinas do seu corpo. Saiba o que pés inchados, cãibras musculares e outros sinais de alerta podem sinalizar sobre a saúde dos seus rins.
Você está sempre cansado
Os rins filtram os resíduos do seu sangue e os enviam para a urina. Quando seus rins não funcionam direito, as toxinas podem se acumular. Uma dica comum é a fadiga. Você pode se sentir exausto, fraco ou ter problemas para se concentrar. Os rins produzem um hormônio que diz ao corpo para criar glóbulos vermelhos. Se você tiver menos deles, seu sangue não poderá fornecer tanto oxigênio para seus músculos e cérebro quanto eles precisam.
Dormir mal
Estudos mostram uma possível ligação entre apneia do sono e doença renal crônica (DRC), que com o tempo danifica seus órgãos e pode levar à insuficiência renal. A apneia do sono pode prejudicar os rins em parte ao impedir que o corpo receba oxigênio suficiente. A DRC, por sua vez, pode causar apnéia do sono, estreitando a garganta, acúmulo de toxinas e outras formas.
Comichão na pele
Isso pode acontecer se seus rins não conseguirem eliminar as toxinas e elas se acumularem no sangue. Isso pode causar erupções na pele ou coceira por toda parte. Com o tempo, seus rins podem não ser capazes de equilibrar os minerais e nutrientes em seu corpo. Isso pode levar a doenças minerais e ósseas, o que pode deixar sua pele seca e com coceira.
Rosto e pés inchados pode ser um problema nos rins
Quando seus rins não conseguem se livrar bem do sódio, os fluidos se acumulam em seu corpo. Isso pode causar inchaço nas mãos, pés, tornozelos, pernas ou rosto inchado. Você pode notar inchaço, especialmente nos pés e tornozelos. E a proteína que vaza na urina pode aparecer como inchaço ao redor dos olhos.
Cãibras musculares
Cãibras nas pernas e em outros lugares podem ser um sinal de insuficiência renal. O desequilíbrio nos níveis de sódio, cálcio, potássio ou outros eletrólitos pode interromper o funcionamento dos músculos e nervos.
Falta de ar
Quando você tem doença renal, seus órgãos não produzem uma quantidade suficiente de um hormônio chamado eritropoietina. Os hormônios sinalizam ao corpo para produzir glóbulos vermelhos. Sem ele, você pode ter anemia e sentir falta de ar. Outra causa é o acúmulo de fluido. Você pode ter dificuldade para recuperar o fôlego. Em casos graves, deitar pode fazer você se sentir como se estivesse se afogando.
Mente confusa pode ser causada pelos rins
Quando os rins não filtram todos os resíduos do corpo, as toxinas podem afetar o cérebro. A anemia também pode bloquear o oxigênio de que necessita. Você pode sentir tonturas e ter problemas de concentração e memória. Você pode até ficar tão confuso que terá problemas com tarefas simples.
Baixo apetite
A doença renal pode causar náuseas ou vômitos e perturbar o estômago. Isso pode deixá-lo com pouco desejo por comida. Isso às vezes pode levar à perda de peso.
Mal hálito pode ser causado por problemas nos rins
Quando seus rins não conseguem filtrar os resíduos, isso pode causar uma doença chamada uremia. Isso pode fazer sua boca cheirar mal. Além disso, as toxinas em sua corrente sanguínea podem dar aos alimentos um sabor metálico ou estranho.
Urina espumosa, marrom ou com sangue pode ser problema nos rins
O xixi com bolhas pode ser um sinal de excesso de proteína chamada albumina. Isso pode resultar de problemas renais. O mesmo pode ocorrer com a urina acastanhada ou muito clara. A função renal deficiente também pode permitir que o sangue vaze para a bexiga. O sangue na urina também pode ser causado por pedras nos rins, tumores ou uma infecção.
Problemas renais, doença renal, sintomas de doença renal, anemia, uremia
Fonte: WebMD