Sua saúde em risco: Erros que você pode estar cometendo

Mesmo se você se considera muito saudável, pode estar errando o alvo em algumas coisas e colocando sua saúde em risco. Descubra alguns dos erros mais comuns.

Dormir pouco põe sua saúde em risco

Isso pode deixá-lo mal-humorado e distraído no dia seguinte, dificultando a concentração. Mas a perda de sono a longo prazo está associada à demência, doenças cardíacas, diabetes e obesidade. Você também pode adicionar a essa lista problemas com seu sistema imunológico, depressão, ansiedade e dor contínua. Os adultos precisam de 7 a 9 horas de fechar os olhos por noite. Crianças e adolescentes precisam de ainda mais. Fale com o seu médico se tiver problemas para dormir o suficiente. O tratamento pode ajudar. Pode incluir mudanças no estilo de vida, medicamentos, psicoterapia ou uma combinação dos três.

Muito pouco sono
Muito pouco sono

Não beber água primeiro

Seu corpo envia sinais quando você está com fome ou com sede. Mas é fácil confundir os dois. Ambas as sensações podem causar dor de cabeça ou cansaço e tontura. Na próxima vez que você sentir vontade de fazer um lanche, experimente primeiro engolir um copo d’água. Outros sinais de que você precisa de mais fluido incluem pele ou olhos secos, boca seca, xixi escuro ou não urinar muito.

Não Beber Água Primeiro
Não Beber Água Primeiro

Ficar sentado demais põe sua saúde em risco

As taxas mais altas de morte por doenças cardíacas, câncer e outras causas relacionadas à saúde estão associadas ao descanso por mais de 6 horas por dia. Quebre seus encantos de sentar com 1-2 minutos de caminhada a cada meia hora. Há algumas evidências de que pelo menos 1 hora de atividade física por dia pode compensar alguns dos efeitos colaterais de ficar sentado por muito tempo. Ou pense em conseguir uma mesa permanente. Se você usa uma cadeira de rodas ou tem outros problemas de mobilidade, pergunte ao seu médico ou fisioterapeuta quais atividades são certas para você.

Sentado demais
Sentado demais

Escovar logo depois de comer

Espere uma hora para escovar após uma refeição ou bebida, especialmente se for algo ácido. O ácido pode amolecer o esmalte, ou camada protetora, dos dentes. Você pode passar água pela boca ou mascar um chiclete sem açúcar enquanto espera que endureça novamente. Alimentos e bebidas ácidas incluem frutas como laranjas e limões, balas azedas e água gaseificada ou refrigerante (normal ou sem açúcar).

Escovar logo depois de comer
Escovar logo depois de comer

Usando um cotonete no ouvido

Você pode acabar empurrando a cera mais profundamente no canal auditivo. E você pode perfurar o tímpano se o cotonete for longe demais. Isso pode causar perda de audição. Seu ouvido é muito bom para se limpar. Mas é possível fazer mais cera do que o normal. Se isso acontecer com você, pergunte ao seu médico o que fazer. Eles vão te dizer como se livrar da cera com segurança.

Usando um cotonete no ouvido
Usando um cotonete no ouvido

Limpeza com água oxigenada ou álcool

Pode parecer uma boa ideia molhar a ferida com um anti-séptico poderoso. Mas isso pode prejudicar ainda mais a cicatrização da pele. A melhor maneira de limpar pequenos cortes ou arranhões é simples: use sabão neutro e água corrente. Em seguida, coloque uma camada de vaselina para mantê-la úmida. Você não quer que uma crosta se forme – a pele seca leva mais tempo para cicatrizar. Consulte um médico se você não conseguir estancar o sangramento por conta própria. Você pode precisar de pontos

Limpeza com água oxigenada ou álcool
Limpeza com água oxigenada ou álcool

Não usar protetor solar o ano todo coloca sua saúde em risco

A luz ultravioleta (UV) é a principal causa do câncer de pele. E os raios ultravioleta do sol brilham o ano todo. Para aqueles com pele clara, leva apenas cerca de 10-15 minutos para obter os danos do sol. Mas não importa a cor da sua pele, é uma boa ideia usar protetor solar sempre que sair de casa, mesmo se estiver nublado. Seja extremamente cuidadoso com neve, areia ou água. Eles podem refletir os raios do sol. Use protetor solar com FPS 30 ou superior. Cubra todas as áreas da pele exposta, incluindo lábios e orelhas.

Não usar protetor solar o ano todo
Não usar protetor solar o ano todo

Evitar vacinas

As vacinas contra a gripe e outras vacinas protegem você de muitas doenças. Mas sua saúde não é a única coisa em jogo. As vacinas diminuem as chances de você espalhar doenças para outras pessoas. Isso é importante porque certos grupos têm maior probabilidade de ficar muito doentes, como bebês, crianças pequenas, pessoas mais velhas e pessoas com certas condições de saúde ou sistema imunológico enfraquecido. As vacinas de que você precisa mudam com a idade. Pergunte ao seu médico quais são os melhores para você e sua família.

Evitando vacinas
Evitando vacinas

Olhando para o seu telefone antes de dormir pode colocar sua saúde em risco

Todos nós usamos dispositivos digitais para nos divertir. Mas interagir com o telefone à noite pode dificultar o relaxamento do cérebro e do corpo. Smartphones e tablets também emitem luz azul. Muito dessa luz “diurna” pode confundir o relógio do seu corpo e atrasar a liberação de hormônios do sono como a melatonina. Tente colocar seu telefone em outro cômodo se você não conseguir pular a rolagem ao lado da cama. Você pode comprar um despertador antigo para acordá-lo.

Olhando para o seu telefone antes de dormir
Olhando para o seu telefone antes de dormir

Não verificar interações medicamentosas

Algumas coisas podem mudar o funcionamento do seu medicamento. Isso inclui alimentos, suplementos e outras drogas. Algumas dessas interações podem tornar o medicamento menos eficaz ou causar efeitos colaterais indesejados. Sempre leia os rótulos de advertência que vêm com medicamentos prescritos ou sem receita. Seu farmacêutico também pode informar o que deve ser evitado.

Não verificar interações medicamentosas
Não verificar interações medicamentosas

Não limpar sua garrafa de água põe sua saúde em risco

Sua garrafa de água reutilizável ajuda você a fazer menos lixo. Mas pode atrair germes se você não lavá-lo. Você deve limpá-lo com água e sabão todos os dias, ou pelo menos nos dias de uso. Enxágue todo o sabão e deixe-o secar durante a noite. Leve-o à máquina de lavar louça, se possível. Você também pode higienizar sua garrafa enchendo-a com cerca de 3-4 colheres de sopa de vinagre branco e água. Deixe a mistura descansar em sua garrafa durante a noite. Enxágue e seque pela manhã.

Não limpar sua garrafa de água
Não limpar sua garrafa de água

Beber refrigerante diet

O refrigerante sem açúcar tem poucas calorias. Mas não tem nenhum outro benefício para a saúde. Alguns especialistas alertam contra o consumo de qualquer quantidade de refrigerante adoçado artificialmente. Mas a pesquisa sobre os efeitos dos adoçantes artificiais na saúde está em andamento. Provavelmente é normal tomar um refrigerante diet por dia, mas seu médico prefere que você beba água quando estiver com sede. Adicione um toque de fruta para dar sabor. Experimente chá ou café puro para aumentar a cafeína.

Beber refrigerante diet
Beber refrigerante diet

Ignorando sua saúde mental

Todo mundo fica confuso às vezes. Mas o estresse mental contínuo pode causar muitos problemas de saúde. Pode enfraquecer o sistema imunológico e aumentar a chance de doenças como doenças cardíacas, diabetes e depressão ou ansiedade. Existem muitas maneiras saudáveis ​​de relaxar, incluindo exercícios, meditação e contato com amigos ou família. Seu médico ou profissional de saúde mental também pode lhe dar algumas idéias.

Ignorando sua saúde mental
Ignorando sua saúde mental

Cigarro eletrônico põe sua saúde em risco

Os cigarros eletrônicos provavelmente não são tão ruins para você quanto os cigarros normais. Mas eles não são inofensivos. A vaporização expõe seu corpo à nicotina. E você pode ter sintomas de abstinência desconfortáveis ​​quando essa substância química viciante deixa seu corpo. A nicotina também aumenta suas chances de ataque cardíaco. Mais pesquisas são necessárias, mas há algumas evidências de que a vaporização está ligada a doenças pulmonares crônicas e asma. Se você fuma ou vape, pergunte ao seu médico sobre maneiras de ajudá-lo a parar.

Cigarro eletrônico
Cigarro eletrônico

Não contando a verdade ao seu médico

Se você é como muitas outras pessoas, pode esconder coisas do seu médico. Mas você terá um atendimento melhor se der mais informações ao seu médico. Se você fuma, não faz exercícios ou não quer mudar sua dieta, seja honesto sobre isso. Seu médico não deve julgá-lo. Em vez disso, eles devem trabalhar com você para encontrar maneiras de se manter saudável.

Não contando a verdade ao seu médico
Não contando a verdade ao seu médico

Erros de saúde

Fonte: WebMD

Você também vai se interessar