Um guia de TDAH em adultos

Guia de TDAH em adultos
Guia de TDAH em adultos

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de ordem genética. Geralmente aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida, o que faz com que seja normal diagnosticar TDAH em adultos. Os principais sintomas são desatenção, inquietude e impulsividade. Às vezes é chamado de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção) e em inglês é chamado de ADD, ADHD ou AD/HD.

O TDAH também afeta adultos

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade não se limita a crianças – 30% a 70% das crianças com TDAH continuam a apresentar sintomas quando crescem. Além disso, pessoas que nunca foram diagnosticadas quando crianças podem desenvolver sintomas mais evidentes na idade adulta, causando problemas no trabalho ou nos relacionamentos. Muitos adultos não percebem que têm TDAH, o que os deixa perplexos sobre a razão pelas quais seus objetivos parecem estar fora de alcance.

Sinais de TDAH em adultos: atrasos

O TDAH em adultos segue um padrão ligeiramente diferente do que em crianças. Os adultos podem chegar atrasados ​​cronicamente ao trabalho ou a eventos importantes. Os adultos podem perceber que seu atraso está prejudicando seus objetivos, mas eles simplesmente não parecem estar na hora certa.

Sinais de TDAH em adultos: direção arriscada

Uma das marcas do TDAH é a dificuldade de manter a mente concentrada na tarefa que está realizando. Isso representa problemas para adolescentes e adultos quando estão ao volante de um veículo. Estudos mostram que pessoas com TDAH têm maior probabilidade de acelerar, sofrer acidentes e perder a carteira de motorista.

Sinais de TDAH em Adultos: Distração

Adultos com TDAH podem ter problemas para priorizar, iniciar e terminar tarefas. Eles tendem a ser desorganizados, inquietos e facilmente distraídos. Algumas pessoas com TDAH têm dificuldade de concentração durante a leitura. A incapacidade de manter o foco e seguir as tarefas pode prejudicar carreiras, ambições e relacionamentos.

Sinais de TDAH em adultos: explosões

Adultos com TDAH podem ter problemas de autocontrole. Isso pode levar a:

  • Dificuldade em controlar a raiva
  • Comportamentos impulsivos
  • Pensamentos desfocados, rudes ou insultuosos

Sinais de TDAH em Adultos: Hiperfoco

Alguns adultos com TDAH podem se concentrar intensamente nas coisas que gostam ou acham interessantes – a capacidade de hiperconcentrar. Mas eles lutam para prestar atenção às tarefas que os aborrecem. O problema é que muitas tarefas necessárias para o sucesso na vida cotidiana são enfadonhas, desde fazer uma lista de compras até arquivar documentos no trabalho. Pessoas com TDAH tendem a adiar tarefas chatas em favor de atividades mais agradáveis.

Multitarefa ou TDAH?

Pode parecer que todo mundo tem TDAH atualmente, já que respondemos a mensagens de texto, e-mail, ligações e ambientes de trabalho acelerados. Embora tudo isso possa distrair, a maioria das pessoas consegue se concentrar em responsabilidades importantes. Em pessoas com TDAH, as distrações interferem na realização de tarefas vitais em casa e no trabalho.

TDAH ou algo mais?

Se você costuma ficar inquieto e tem dificuldade para se concentrar, não conclua precipitadamente que tem TDAH. Esses sintomas também são comuns em outras condições. A falta de concentração é um sinal clássico de depressão. Inquietação ou ansiedade podem indicar tireoide hiperativa ou transtorno de ansiedade. Seu médico investigará se essas condições podem estar causando seus sintomas em vez de – ou além de – TDAH.

O que causa o TDAH?

Em pessoas com TDAH, os produtos químicos do cérebro chamados neurotransmissores são menos ativos em áreas do cérebro que controlam a atenção. Os pesquisadores não sabem exatamente o que causa esse desequilíbrio químico, mas acham que os genes podem ter uma função, porque o TDAH geralmente ocorre em famílias. Estudos também relacionaram o TDAH à exposição pré-natal a cigarros e álcool.

Uma vantagem evolutiva?

Uma variação genética que causa traços semelhantes ao TDAH é mais comum nos povos nômades do mundo. Os pesquisadores acham que características como comportamento impulsivo, busca de novidades e imprevisibilidade podem ajudar os nômades a rastrear alimentos e outros recursos. Portanto, as mesmas qualidades que tornam difícil se destacar em um trabalho administrativo podem ter sido uma vantagem para os ancestrais nômades.

Diagnosticando TDAH em Adultos

Muitos adultos não aprendem que têm TDAH até que recebam ajuda para outro problema, como ansiedade ou depressão. Discutir maus hábitos, problemas no trabalho ou conflitos conjugais geralmente revela que o TDAH é o culpado. Para confirmar o diagnóstico, o transtorno deve estar presente durante a infância, mesmo que nunca tenha sido diagnosticado. Antigos boletins ou conversas com parentes podem documentar problemas da infância, como foco deficiente e hiperatividade.

Testando para ADHD

Durante uma avaliação para TDAH, alguns profissionais de saúde mental usam testes neuropsicológicos. Isso pode incluir testes cronometrados, baseados em computador, que medem a atenção e as habilidades de resolução de problemas. Os testes neuropsicológicos não são necessários para fazer um diagnóstico, mas podem esclarecer como o TDAH afeta a vida diária de uma pessoa. Também pode revelar condições coexistentes, como dificuldades de aprendizagem.

Complicações do TDAH em adultos

Lidar com os sintomas do TDAH em adultos pode ser frustrante por si só. Ao mesmo tempo, muitos adultos com TDAH lutam contra a depressão, ansiedade ou transtorno obsessivo-compulsivo. Eles também são mais propensos a fumar ou abusar de drogas. Pessoas com TDAH podem limitar esses problemas procurando um tratamento adequado.

Medicamentos para TDAH

Os medicamentos mais comuns para o TDAH são estimulantes. Pode parecer irônico que as pessoas inquietas ou hiperativas obtenham ajuda de estimulantes. Essas drogas podem aumentar a concentração e reduzir a distração por meio do ajuste fino dos circuitos cerebrais que afetam a atenção. Se os estimulantes não ajudarem o suficiente, seu médico pode prescrever um antidepressivo para estabilizar o humor ou um inibidor seletivo da recaptação da norepinefrina, como a atomoxetina, que pode ajudar a controlar os comportamentos impulsivos.

Quão eficazes são os medicamentos para TDAH?

Houve muito menos estudos de medicamentos para TDAH em adultos do que em crianças, mas a pesquisa até o momento é promissora. Estudos mostraram que adultos que tomam estimulantes têm menos sintomas de TDAH – e algumas pessoas podem sentir que podem se concentrar melhor em cerca de 30 minutos.

Aconselhamento para TDAH

A maioria dos adultos com TDAH melhora quando começa a tomar a medicação, mas pode continuar a lutar contra hábitos inadequados e baixa autoestima. O aconselhamento para o TDAH se concentra em se organizar, estabelecer rotinas úteis, reparar relacionamentos e melhorar as habilidades sociais. Há evidências de que a terapia cognitivo-comportamental é particularmente útil no gerenciamento de problemas da vida diária associados ao TDAH.

Adulto com TDAH no Trabalho

Manter um emprego pode ser difícil para pessoas com TDAH. Freqüentemente, eles têm dificuldade em dividir tarefas e seguir instruções, manter-se organizados e cumprir prazos. Eles também estão sujeitos a atrasos e erros descuidados. Em uma pesquisa nacional, apenas metade dos adultos com TDAH trabalhava em tempo integral, em comparação com 72% dos adultos sem o transtorno. Pessoas com TDAH também tendem a ganhar menos do que seus pares.

Carreiras para Adultos com TDAH

Ainda não há muita pesquisa sobre as carreiras em que as pessoas com TDAH têm probabilidade de prosperar. Mas o especialista em TDAH Russell A. Barkely, MD, diz que seus pacientes se destacaram em vendas, atuação, forças armadas, fotografia, treinamento atlético e muitas profissões comerciais. Uma pessoa com TDAH pode seguir quase qualquer carreira de seu interesse.

Coaching de Trabalho para TDAH

Pessoas com TDAH podem aumentar seu desempenho profissional com coaching ou mentoring. O mentor ajudará com habilidades de organização, como fazer anotações, manter um planejamento diário e priorizar uma lista de tarefas. Um espaço de trabalho silencioso com poucas distrações pode ajudar.

Adulto com TDAH e casamento

O TDAH pode sabotar o casamento e outros relacionamentos. A condição torna difícil lembrar de compromissos sociais, aniversários ou datas especiais, terminar as tarefas domésticas e pagar as contas em dia. Adultos com TDAH podem perder a paciência facilmente ou se envolver em comportamentos imprudentes. Isso leva a taxas mais altas de separação e divórcio.

Life Coaching para TDAH

Assim como ter um mentor no local de trabalho, algumas pessoas com TDAH se beneficiam com um coach para a vida cotidiana. O coaching é geralmente um complemento ao aconselhamento psicológico mais formal. O mentor ajuda o paciente a colocar em prática as habilidades recém-aprendidas em situações da vida real, seja organizando a casa ou planejando uma viagem.

Habilidades organizacionais para TDAH

Aplicativos “organizadores” para smartphones podem ser especialmente úteis para pessoas com TDAH. Use um aplicativo para criar uma nova lista de tarefas todas as noites e você sempre a terá com você em seu telefone. Mantenha sua lista organizada usando quatro categorias: chamadas, e-mails, tarefas e recados. Outros aplicativos podem ajudá-lo a manter sua programação atualizada, para que você não perca eventos importantes.

Dicas de dieta para adultos com TDAH

Alguns especialistas acreditam que os alimentos que fornecem combustível de qualidade para o cérebro podem reduzir os sintomas de TDAH. Alimentos ricos em proteínas, incluindo nozes, carne, feijão e ovos, podem melhorar a concentração. Substituir carboidratos simples por carboidratos complexos, como macarrão integral ou arroz integral, pode ajudar a evitar mudanças de humor e estabilizar os níveis de energia.

O açúcar piora o TDAH?

A ideia de que o açúcar torna as pessoas hiperativas é popular, mas não há evidências de que os doces causem TDAH ou piorem seus sintomas. Pesquisas em crianças indicam que a mudança para um substituto do açúcar, como o aspartame, não reduz os sintomas de TDAH.

Perspectiva para adultos com TDAH

Adultos com TDAH não superam a condição, mas muitos aprendem a controlá-la com sucesso. O tratamento de longo prazo pode reduzir os problemas em casa e no trabalho, aproximando o paciente de sua família e de seus objetivos profissionais.

Fonte: WebMD