Açúcar no Sangue: Como isto afeta o seu corpo

Açúcar elevado no sangue pode ser um sinal de diabetes ou pré-diabetes. Os medicamentos que a tratam às vezes também causam baixa de açúcar no sangue. Conheça os efeitos de ambos.

Alto nível de açúcar no sangue: Faz você fazer xixi mais

Seus rins precisam trabalhar muito para processar todo o açúcar extra no sangue. Quando eles não conseguem acompanhar, seu corpo se livra disso, junto com a água de que seu corpo precisa.

Alto: Faz você fazer xixi mais
Alto: Faz você fazer xixi mais

Alto nível de açúcar no sangue: deixa você com sede

Para se livrar desse açúcar extra, seu corpo tira água de seus próprios tecidos. Como você precisa desse fluido para produzir energia, transferir nutrientes e se livrar dos resíduos, um interruptor liga seu cérebro para dizer que você está com sede, então beberá mais.

Alta: deixa você com sede
Alta: deixa você com sede

Alto: boca seca

Sua boca pode ficar seca e rachada nos cantos à medida que seu corpo retira fluidos. Menos saliva e mais açúcar no sangue aumentam a probabilidade de infecções. Suas gengivas podem inchar e manchas brancas podem crescer em sua língua e dentro de suas bochechas (seu médico chamará isso de candidíase oral). Beber mais água ou mascar chicletes sem açúcar pode ajudar.

Alto: boca seca
Alto: boca seca

Alta: problemas de pele

Seu corpo tira água de todo o corpo para se livrar do açúcar en excesso no sangue. Isso pode causar pele seca, com coceira e rachadura, especialmente nas pernas, cotovelos, pés e mãos. Com o tempo, os altos níveis de glicose também podem danificar os nervos. Isso é chamado de neuropatia diabética. Pode tornar mais difícil sentir cortes, feridas ou infecções. Sem tratamento, eles podem se tornar problemas maiores, como a perda de um dedo do pé, pé ou parte da perna.

Alta: problemas de pele
Alta: problemas de pele

Alto: problemas de visão

Seu corpo pode puxar fluido das lentes de seus olhos, o que torna mais difícil o foco. E o açúcar elevado no sangue pode danificar os vasos sanguíneos da parte posterior do olho (retina). Isso pode causar perda de visão a longo prazo e até cegueira.

Alto: problemas de visão
Alto: problemas de visão

Alto: fadiga

Quando você tem diabetes tipo 2 e o açúcar está alto no sangue com muita frequência, você se torna menos sensível à insulina, o que ajuda a mover a energia para as células. A falta de combustível pode causar cansaço. Você pode ter a mesma fadiga com diabetes tipo 1, porque seu corpo não pode produzir sua própria insulina. Se você não tratá-lo corretamente, seus níveis podem permanecer altos o tempo todo. Seu médico pode ajudar prescrevendo medicamentos e sugerindo mudanças no estilo de vida que você pode fazer.

Alto: fadiga
Alto: fadiga

Baixo nível de açúcar no sangue: fadiga

Se você tem diabetes, a insulina é uma forma de diminuir o açúcar no sangue quando ele fica alto. Mas se você tomar muito, pode remover tanta glicose tão rapidamente que seu corpo não pode repor rápido o suficiente. Isso te deixa cansado. Outras doenças e drogas também podem perturbar este ciclo e esvaziar seu tanque.

Baixo: fadiga
Baixo: fadiga

Alto nível de açúcar no sangue: problemas digestivos

Se o nível de açúcar ficar alto no sangue por muito tempo, isso pode danificar o nervo vago, o que ajuda a mover os alimentos pelo estômago e intestinos. Você pode perder peso porque não está com tanta fome. Você pode ter problemas com refluxo ácido, cólicas, vômitos e constipação intensa.

Alto: problemas digestivos
Alto: problemas digestivos

Baixo nível de açúcar no sangue: batimento cardíaco estranho

Os hormônios que ajudam a aumentar o açúcar no sangue quando ele está muito baixo também podem aumentar sua frequência cardíaca e fazer com que pareça que está falhando. (Seu médico chamará isso de arritmia.) A queda na glicose costuma acontecer como efeito colateral de medicamentos usados ​​para tratar diabetes.

Baixo: batimento cardíaco estranho
Baixo: batimento cardíaco estranho

Baixo: Tremores

A baixa glicose pode perturbar o sistema nervoso central, que controla como você se move. Quando isso acontece, seu corpo libera hormônios, como a adrenalina, para ajudar a aumentar seus níveis. Mas essas mesmas substâncias também podem fazer suas mãos e outras partes tremerem ou tremerem.

Baixo: Tremores
Baixo: Tremores

Baixo: Suado

Os hormônios que seu corpo libera para aumentar o açúcar no sangue quando ele fica muito baixo também fazem você suar muito. Muitas vezes, é uma das primeiras coisas que você percebe quando seus níveis de glicose caem muito. Seu médico pode ajudá-lo a monitorar seus níveis e tentar mantê-los em uma faixa saudável com medicamentos, exercícios e hábitos alimentares.

Baixo: Suado
Baixo: Suado

Baixo: fome

Fome súbita e intensa, mesmo depois de comer, pode ser um sinal de que seu corpo não converte alimentos em açúcar da maneira certa no sangue. Doenças ou certas drogas também podem causar isso. Se você tem diabetes, seu médico pode ajustar sua medicação, que geralmente é a fonte do problema.

Baixo: fome
Baixo: fome

Baixo: náusea

Na verdade, não é por si só um nível de açúcar baixo no sangue. Quando seus níveis ficam muito altos ou muito baixos, isso pode causar um efeito rebote. O açúcar salta de um extremo ao outro no sangue, confunde o sistema digestivo do seu corpo e faz você se sentir mal do estômago.

Baixo: náusea
Baixo: náusea

Baixo: tontura

Suas células cerebrais precisam de glicose para funcionar corretamente. Quando eles não têm o suficiente, você pode começar a se sentir cansado, fraco e tonto. Você também pode estar com dor de cabeça.

Baixo: tontura
Baixo: tontura

Baixo: confusão

Quando o açúcar fica muito baixo no sangue (hipoglicemia), você começa a perder o rumo. Você pode falar indistintamente ou esquecer onde está. Às vezes acontece tão de repente que você pode nem perceber que está agindo de forma estranha. Em casos graves, você pode ter uma convulsão ou entrar em coma.

Baixo: confusão
Baixo: confusão

glicose, açúcar elevado no sangue, açúcar baixo no sangue, neuropatia diabética, diabetes

Fonte: WebMD

Você também vai se interessar