Alimentos congelados são fantásticos: os americanos compram mais de US $ 244 bilhões em produtos congelados todos os anos. Mas você faz da forma certa? Só porque sua comida está congelada nem sempre significa que é seguro comer. Está cru? Pré-cozido? Aprenda os erros e como evitá-los.
Descongelamento Inseguro
Tudo é seguro quando armazenado a 0 graus F. Mas micróbios como bactérias, fermento e mofo começam a crescer assim que você tira as ervilhas do freezer. Planeje com antecedência e descongele seus alimentos na geladeira. O microondas ou a água fria também são seguros. Nunca descongele alimentos congelados na bancada da cozinha, ao ar livre, na garagem ou na máquina de lavar louça.
Supondo que a comida seja pré-cozinhada
Questionário: se o seu peito de frango congelado tem marcas de grelha, ele é pré-cozido, certo? Errado. Em um estudo recente, 22% dos participantes pensaram que um peito de frango congelado cru estava cozido ou parcialmente cozido, ou não tinham certeza. Alimentos congelados podem parecer cozidos e os rótulos podem ser confusos. Se sua comida estiver rotulada como “cozinhar e servir”, “pronto para cozinhar” ou “forno pronto”, trate-a como se fosse crua para evitar doenças transmitidas por alimentos.
Não limpar o micro-ondas após cada uso
O micro-ondas é um dos lugares mais seguros para descongelar alimentos congelados, mas pode não ser seguro depois. Pense nisso: você descongela a carne no micro-ondas e um pouco do suco da carne escorre ou respinga na parede. Qualquer coisa que você colocar lá depois pode ser contaminada por suco de carne não cozida. Limpe seu micro-ondas com um pano higiênico ou detergente leve após cada uso para que não seja uma caixa de bactérias.
Não lavar as mãos primeiro
Não seja aquele que transfere germes para sua comida congelada. Para evitar contaminação cruzada, molhe as mãos, ensaboe-as com sabão, esfregue por 20 segundos, depois enxágue e seque.
Resolvendo Mushy Veggies
A maioria dos vegetais contém 90% de água. Quando você os congela, você congela toda a água nas células da planta. E quando você os descongela, eles ficam muito mais macios (e sim, mais macios) do que quando estavam crus. Isso não significa que você tenha que disfarçá-los em sopas e ensopados. Um forno de convecção ou fritadeira de ar pode crocá-los por fora e preservar a umidade por dentro.
Não ferver suas frutas
Bagas congeladas podem adicionar mais do que vitaminas e minerais ao seu smoothie. Eles também podem transportar bactérias e vírus das mãos, superfícies de trabalho ou da água em que foram lavados. O congelamento não mata as bactérias, então os especialistas recomendam que você ferva frutas congeladas importadas por um ou dois minutos antes de usá-las. Não sabe de onde vêm suas frutas congeladas? Suponha que eles sejam importados se você não vir o país de origem no rótulo.
Não drenando seu espinafre
O espinafre congelado é um alimento básico para a saúde: tem um pouco menos de ácido fólico e vitaminas B do que as folhas frescas, mas você pode jogá-lo diretamente em sopas, molhos ou salteados para incrementar as verduras. Se você usar em uma caçarola ou em um prato de macarrão como lasanha, descongele e esprema a água primeiro para não deixar seu prato aguado. Dica de profissional: guarde e leve à geladeira sua água de espinafre repleta de nutrientes para adicionar em sopas ou ensopados.
Ignorando o termômetro de alimentos
Medir a temperatura da situação: Um termômetro de alimentos é a melhor maneira de garantir que suas carnes congeladas sejam seguras para comer. Para aves, cole o termômetro na parte mais grossa da peça. Deve ser 165 F ou superior. Bife e carne de porco estão seguros a 145 F após repouso por 3 minutos. Bife, porco, vitela e cordeiro devem ter 160 F.
Não escaldar os vegetais primeiro
Os vegetais têm compostos químicos chamados enzimas que controlam a cor, o teor de nutrientes e o sabor. Quando você congela produtos em vez de comprá-los congelados, você tem que inativar as enzimas para que não percam tudo o que os torna bons. Escalde antes de congelar: ferva ou cozinhe no vapor os vegetais por 2 minutos e, em seguida, resfrie-os em um banho de gelo para impedir que cozinhem.
Cozinhar demais vegetais
Imagine uma flor de brócolis crua e uma flor de brócolis congelada. Depois de descongelar o congelado, ele não ficará tão firme quanto o cru e cozinhará muito mais rápido. Para evitar cozer legumes congelados demais, reduza pela metade o tempo de cozimento.
Não lacrando o saco do freezer
Quando o ar atinge qualquer coisa congelada, causa queimadura de congelamento. Sua comida pode parecer marrom, cinza, seca ou uma combinação dos três. Pode não ter um gosto bom, mas ainda é seguro para comer. Para evitar queimaduras de congelamento, feche bem todas as embalagens e certifique-se de retirar todo o ar que puder. Você pode congelar carnes e aves em sua embalagem original, mas proteja-as com uma camada extra de papel alumínio ou um saco para freezer (que é diferente de um saco de armazenamento).
Fonte: WebMD