Espondilite Anquilosante: Este tipo de artrite causa inflamação na coluna

Este tipo de artrite chamada espondilite anquilosante (EA), causa inflamação na coluna. Saiba mais sobre quem está em risco, outras maneiras de como isso pode afetar você e como você pode tratar e viver com isso.

O que é Espondilite Anquilosante?

Este tipo de artrite causa inflamação dolorosa na coluna vertebral. Com o tempo, pode fazer com que suas vértebras – os pequenos ossos da coluna – se fundam. Também pode inflamar outras articulações, como quadris e joelhos, e pode danificar seus olhos, coração e outros órgãos. Não há cura, mas o tratamento e o cuidado de si muitas vezes podem retardá-lo ou evitar que piore.

O que é isso?
O que é isso?

Quem sofre Espondilite Anquilosante?

Três vezes mais homens do que mulheres têm espondilite anquilosante (EA), geralmente entre 16 e 35 anos. É mais comum em pessoas brancas, asiáticas ou hispânicas. um de seus pais ou irmãos tem. A maioria das pessoas com a doença tem um gene chamado HLA-B27, embora ter esse gene não signifique que você terá AS. Mas você não pode evitar.

Quem recebe isso?
Quem recebe isso?

Dor lombar

O sintoma clássico é dor e rigidez nos quadris e na parte inferior das costas. Geralmente melhora com exercícios e piora com descanso, então pode acordar à noite e ficar mais intenso pela manhã.

Dor lombar
Dor lombar

Entesite

Essa é uma grande palavra para a dor e o inchaço que a Espondilite Anquilosante pode causar onde seus tendões e ligamentos se conectam aos ossos. É provável que você sinta isso na parte superior da tíbia, na parte de trás ou na parte inferior do calcanhar onde suas costelas se conectam ao esterno. Quando suas costelas são afetadas, você pode ter dificuldade para respirar ou pode doer quando você respira porque não consegue expandir totalmente o peito.

Entesite
Entesite

Outros efeitos da Espondilite Anquilosante em seu corpo

Como a Espondilite Anquilosante é um tipo de artrite, articulações como quadris, joelhos e ombros também podem doer e inchar. A EA pode causar ossos fracos e quebradiços (osteoporose). É comum sentir-se sem energia e você pode ter anemia. Você pode perder peso devido a problemas intestinais, como colite. O SA pode causar inflamação que danifica seus olhos, coração e pulmões também.

Outros efeitos em seu corpo
Outros efeitos em seu corpo

Perspectiva de longo prazo para Espondilite Anquilosante

Quando é tratada, a EA não costuma afetar quanto tempo você viverá ou limitar muito suas habilidades. Seus sintomas podem ir e vir, e muitas vezes melhorar e piorar. Algumas pessoas terão mais problemas graves relacionados à doença e seus efeitos, como postura curvada e vértebras que cresceram juntas, que limitam o movimento da coluna.

Perspectiva de longo prazo
Perspectiva de longo prazo

Quando ver um médico

Os sintomas geralmente aparecem lentamente ao longo de muitos meses ou anos. Eles variam de pessoa para pessoa. Você deve verificar se a parte inferior das costas, quadris ou nádegas têm doído mais e mais por alguns meses, especialmente quando a dor o acorda à noite ou é ruim pela manhã, ou fica melhor com exercícios e pior quando você descanse.

Vá imediatamente a um oftalmologista se sua visão estiver embaçada, se seus olhos estiverem vermelhos e doendo ou se a luz incomodar você.

Quando ver um médico
Quando ver um médico

Diagnóstico de Espondilite Anquilosante

O EA pode demorar um pouco para confirmar. Seu médico começará perguntando quando seus sintomas começaram e como eles são. Eles verificarão a flexibilidade de sua coluna, quais posições causam dor e sua respiração. Você pode fazer exames de sangue para inflamação e o HLA- Gene B27, mas eles só podem oferecer evidências, não dizem com certeza que você tem AS. Os raios-X e as ressonâncias magnéticas mostram danos na coluna, mas podem não detectá-los no início.

Diagnóstico
Diagnóstico

Tratamento de Espondilite Anquilosante

Não há cura para a EA, mas o tratamento pode ajudá-lo a continuar suas atividades habituais e viver sua vida, aliviando os sintomas e evitando efeitos mais graves e de longo prazo. Quanto mais cedo você começar, melhor.

Os reumatologistas são especialistas que tratam a artrite e outras doenças dos ossos, articulações e músculos. Dependendo dos seus sintomas, pode ser necessário trabalhar com outros profissionais de saúde também.

Tratamento
Tratamento

Medicamento para Espondilite Anquilosante

Você geralmente começa com antiinflamatórios não esteróides (AINEs) – como aspirina, ibuprofeno e naproxeno – para ajudar com a dor, rigidez e inchaço. Os medicamentos biológicos atuam no sistema imunológico para interromper o processo de inflamação. Outros medicamentos para artrite não ajudam a sua coluna, mas podem diminuir a dor e o inchaço em outras articulações.

Medicamento
Medicamento

Hábitos saudáveis

Fique o mais ativo que puder com segurança. É uma das melhores coisas que você pode fazer para EA. Também ajudará a manter seu peso sob controle, para que você não coloque pressão extra nas costas e nas articulações. Coma menos pão, arroz e batatas e mais proteínas magras, vegetais e frutas. Certifique-se de obter bastante cálcio e vitamina D para os ossos. Evite fumar: não é bom para o seu corpo em geral, mas os fumantes com SA tendem a ter mais lesões na coluna.

Hábitos saudáveis
Hábitos saudáveis

Postura

Ao andar ou sentar-se, não se curve. Mantenha a coluna reta, os ombros retos e a cabeça erguida.

Escolha cadeiras eretas e duras em vez de cadeiras macias e confortáveis. Um travesseiro atrás de de volta pode lhe dar suporte.

Postura
Postura

Hora de dormir

Use um colchão firme que dê alguma folga. Evite muitos travesseiros. É melhor dormir de barriga sem travesseiro ou de costas com um travesseiro fino. Mantenha as pernas esticadas, em vez de enroladas.

Hora de dormir
Hora de dormir

Fisioterapia

O tratamento para AS geralmente inclui um plano de exercícios individual e personalizado para aliviar a dor, aumentar a força e melhorar sua amplitude de movimento. Um fisioterapeuta também pode orientar você sobre a postura e o sono. Massagem e outros trabalhos corporais podem ajudar com seu conforto e flexibilidade.

Fisioterapia
Fisioterapia

Lidando com suas dores

Em geral, use compressas frias ou gelo para o inchaço e calor para as articulações ou músculos rígidos. Difícil de se movimentar pela manhã ou quando vai fazer exercícios? Experimente um banho quente ou uma ducha quente e, em seguida, alguns alongamentos suaves. Se a dor o mantém acordado à noite, experimente um cobertor elétrico.

Lidando com suas dores
Lidando com suas dores

No trabalho

Você precisará ajustar o ambiente ao seu redor para encorajar uma boa postura. Evite levantar, inclinar-se e tarefas que são inadequadas para o seu corpo. Use uma mesa para sentar / ficar em pé para poder mudar de posição ao longo do dia. Faça pequenos intervalos frequentemente .

Se você estiver passando por um momento difícil, um terapeuta ocupacional pode ajudá-lo a mudar seus movimentos e espaço de trabalho ou mostrar dispositivos para facilitar o seu trabalho.

No trabalho
No trabalho

Dirigindo

Para a maioria das pessoas com SA, dirigir não será um problema. Mas se a sua amplitude de movimento for afetada e for difícil olhar para o lado e atrás de você, obtenha espelhos retrovisores extra-largos para o seu carro. você pode ver e estar seguro. Ajuste o encosto de cabeça corretamente – no nível do topo das orelhas (ou mais alto), com a menor distância possível entre ele e a parte de trás da cabeça. Em viagens mais longas, faça paradas regulares para sair e se alongar.

Dirigindo
Dirigindo

Sexo

As crises de sintomas podem torná-lo dolorido, mas medicamentos ou tentar posições diferentes podem ajudar. A chave é se comunicar com seu parceiro. Casais que falam honestamente sobre suas necessidades e medos geralmente encontram uma maneira de fazer isso funcionar.

Sexo
Sexo

espondilite anquilosante, o que é espondilite anquilosante, fotos de espondilite anquilosante, dor da espondilite anquilosante, tratamento da espondilite anquilosante, o que causa espondilite anquilosante, diagnóstico de espondilite anquilosante, dor nas costas

Fonte: WebMD

Você também vai se interessar