Intoxicação Alimentar: Alimentos que você nunca deve comer crus

Como a comida crua pode ser perigosa? Alguns alimentos crus ou mal cozidos têm bactérias e parasitas à espreita. Aqui estão alguns que podem causar intoxicação alimentar.

Sushi

Feito com peixe magro, vegetais e abacate, o sushi pode ser uma boa maneira de obter vitaminas e ácidos graxos ômega-3. Mas o sushi pode ter bactérias e parasitas como a anisaquíase, que pode causar vômito, diarreia e dor de estômago.

Crianças pequenas, mulheres grávidas ou amamentando e pessoas com problemas imunológicos devem pular peixes crus ou mal cozidos. Todos também devem evitar peixes que podem ter alto teor de mercúrio, como peixe-espada, atum patudo e tubarão.

Sushi
Sushi

Intoxicação alimentar por carne de porco

Carne de porco crua ou mal cozida pode ter bactérias como a salmonela, E. coli e listeria. Você pode ficar doente por comer carne de porco que não foi cozida o suficiente ou por tábuas de corte, bancadas ou utensílios que tocaram carne de porco crua. A carne de porco deve ser cozida a pelo menos 145 graus F, e depois deixada em repouso por pelo menos 3 minutos antes de ser servida.

Carne de porco
Carne de porco

Ostras

Eles podem transportar vírus e bactérias da água onde vivem. Se não forem bem cozidos, podem infectar as pessoas que os comem. As ostras podem espalhar uma infecção chamada vibriose, que pode deixar você muito doente. Eles também podem transmitir a hepatite A, um vírus que causa doenças do fígado. Cozinhe as ostras antes de comê-las.

Ostras
Ostras

Ceviche

Ceviche é frutos do mar crus marinados em limão ou suco de limão. Assim como o sushi, há uma chance de ele conter bactérias e parasitas que podem causar intoxicação alimentar. Evite peixes crus ou mal cozidos, especialmente se você estiver em um grupo de alto risco, como se estiver grávida, amamentando ou tiver problemas imunológicos. Cozinhe frutos do mar a 145 graus F. As sobras de frutos do mar precisam chegar a 165 graus F.

ceviche
ceviche

Tartare de Carne

Tudo bem se você não gostar da carne bem passada, mas não é seguro ir para o outro extremo. Bife ou tártaro de frango é carne comida crua. Carne crua e aves são mais prováveis ​​de causar intoxicação alimentar. Eles podem ter todos os tipos de bactérias de E. coli a salmonela, que pode deixar você muito doente. Para ficar seguro, certifique-se de que as carnes sejam devidamente cozidas.

Tartare de Carne
Tartare de Carne

Intoxicação alimentar por ovos crus

Ovos frescos podem conter salmonela, o que pode causar intoxicação alimentar. A melhor maneira de evitar adoecer é cozinhar os ovos até que a clara e a gema estejam firmes. Leve à geladeira os ovos ou alimentos que contêm ovos logo após cozinhá-los. Para receitas que pedem ovos crus, como molho César ou molho holandês, use apenas ovos pasteurizados.

Ovos Crus
Ovos Crus

Farinha e Massa podem causar intoxicação alimentar

Pode ser tentador sentir o gosto da massa quando você faz biscoitos, mas qualquer coisa com farinha não cozida pode deixar você enjoado. A farinha pode conter bactérias como E. coli e Salmonella . Não experimente a massa crua ou a massa e não acrescente farinha a alimentos que não serão cozidos. As crianças também não devem brincar com farinha ou massa.

Quando terminar de usar farinha, não se esqueça de lavar bem as mãos.

Farinha e Massa
Farinha e Massa

Batata crua pode causar intoxicação alimentar

O que você faz com uma batata que ficou verde ou com brotos crescidos? A parte verde de uma batata e as batatas germinadas contêm solanina e chaconina, toxinas que podem causar enjôo. Eles podem causar diarreia, febre, dor de cabeça e vômitos. Corte a parte verde junto com os olhos e lave as batatas antes de prepará-las. Depois de começar, cozinhe-os completamente e nunca os coma crus. Evite comer batatas que brotaram.

Batata crua
Batata crua

Feijão roxo pode causar intoxicação alimentar

Comer apenas quatro ou cinco feijões-roxos crus pode deixar você muito doente. Os feijões – especialmente os vermelhos – têm uma proteína chamada lectina do feijão ou PHA. Geralmente é destruído durante o cozimento. Deixe de molho o feijão cru por pelo menos 5 horas, escorra-o e ferva-o por pelo menos 30 minutos.

Não use uma panela elétrica. Isso não deixará os grãos quentes o suficiente para matar a toxina.

Os feijões enlatados são seguros. Eles já foram cozidos.

Feijão vermelho
Feijão vermelho

Feijão Lima

O cianeto venenoso está naturalmente presente em alguns alimentos e plantas, incluindo o feijão-fava. Os vendidos nos EUA têm muito pouco cianeto. (Você teria que comer cerca de meio quilo de feijão-de-lima para cada quilo de peso para ficar realmente doente.) Os feijões-de-lima selvagens podem conter muito cianeto. Por segurança, deixe seus feijões de lima de molho durante a noite e cozinhe por pelo menos 2 horas antes de comê-los.

Feijão Lima
Feijão Lima

Amêndoas amargas

Assim como o feijão, as amêndoas amargas também contêm cianeto. Comer apenas um punhado deles pode deixá-lo doente. Amêndoas amargas não devem ser vendidas nos EUA. As amêndoas que você compra nas lojas são amêndoas doces, que podem ser consumidas com segurança.

Amêndoas amargas
Amêndoas amargas

Cogumelos selvagens

Alguns cogumelos selvagens têm toxinas como agaritina e amatoxina. Esses compostos podem danificar o fígado e causar outros problemas graves de saúde. Mesmo cogumelos crus ou estragados que não têm essas toxinas podem causar coisas como vômitos, diarreia e dor de estômago, se não forem esfregados antes de comê-los.

Cogumelos selvagens
Cogumelos selvagens

Taro

Isso só deve ser comido cozido. O taro cru contém compostos chamados oxalatos que podem causar inchaço e irritação nos lábios, boca e garganta. Cozinhar taro – especialmente com leite – ajuda a diminuir o efeito dessas toxinas.

Taro
Taro

Sementes de mamona

Se você mastigar e engolir mamona, pode ser exposto a um veneno chamado ricina. Só um pouquinho disso pode ser fatal. Se apenas a semente for engolida e não mastigada, há uma chance de seu corpo não absorver a ricina.

Sementes de mamona
Sementes de mamona

Mandioca crua pode causar intoxicação alimentar

Assim como as amêndoas amargas e os feijões-de-lima, a mandioca crua tem vestígios de cianeto. Se as raízes forem descascadas e bem cozidas, elas podem ser consumidas com segurança. Mas se forem comidos crus ou mal cozidos, podem causar diarreia, dor de estômago e vômitos.

Mandioca
Mandioca

Folhas de ruibarbo

Os talos carnudos e semelhantes a aipo do ruibarbo são freqüentemente usados para fazer tortas e são seguros para comer. Mas as folhas da planta contêm ácido oxálico, um composto tóxico. Comê-los pode causar queimação na boca, dificuldade para respirar, diarreia e dor de estômago.

Folhas de ruibarbo
Folhas de ruibarbo

Alimentos crus, alimentos não cozidos, intoxicação alimentar, bactérias alimentares, sushi, parasitas alimentares

Fonte: WebMD

Você também vai se interessar