O que sabemos até agora sobre máscaras e coronavírus

máscaras e coronavírus
máscaras e coronavírus

Já se passou meio ano desde que começamos a usar máscaras e outras coberturas para o rosto para nos proteger contra o novo coronavírus. No entanto, confusão e controvérsia ainda cercam as máscaras.

A boa notícia é que os especialistas estão aprendendo mais a cada dia sobre como e quanto as coberturas faciais protegem você e as pessoas ao seu redor.

As máscaras realmente funcionam?

Em uma palavra, sim. Lembre-se de que protegemos principalmente os outros, não a nós mesmos, quando cobrimos nosso rosto. E as máscaras de outras pessoas nos protegem de suas gotículas respiratórias.

Um número crescente de estudos mostra que quando comunidades inteiras se mascaram, o vírus perde seu poder de se espalhar de pessoa para pessoa. Isso é especialmente importante agora que os estudos sugerem que gotas grandes de tosses ou espirros não são a única forma de transmitir o vírus. Também pode acontecer quando falamos ou respiramos pesadamente e exalamos aerossóis, que são partículas menores e mais leves que podem ficar suspensas no ar por muito mais tempo e viajar mais longe do que a distância social de 1,8 metro.

Dois cabeleireiros involuntários no Missouri demonstraram o poder protetor das máscaras quando foram trabalhar por dias, apesar de apresentarem sintomas de COVID-19, a doença causada pelo novo coronavírus. Nenhum dos 139 clientes e outros com quem eles entraram em contato contraíram o vírus. O motivo? Os estilistas e todos os seus clientes cobriram seus rostos o tempo todo no salão

Quando e onde devemos usar máscaras?

É uma boa ideia usar uma máscara, a menos que você esteja sozinho ou isolado com sua família. Portanto, cubra se você estiver em:

Lugares cheios.

Ficar a 6 pés de distância pode não ser seguro ou possível se houver pessoas ao seu redor. Isso vale para ambientes internos e externos:

  • Restaurantes e bares (provavelmente é melhor manter sua máscara entre mordidas e goles)
  • Academias (mantenha o rosto coberto durante todos os exercícios)

Correr ou se exercitar ao ar livre é provavelmente seguro, mesmo sem máscara. Mas se você está nervoso com a possibilidade de alguém bufando e passando por você, coloque sua máscara para ter uma paz de espírito extra. Para reuniões em seu quintal ou varanda, ficar sem máscara pode ser OK se você tiver apenas um ou dois convidados. Mas ainda é importante que todos mantenham distância.

Espaços fechados.

Isso é especialmente importante em ambientes mal ventilados. As janelas abertas e um bom fluxo de ar permitem a entrada do ar externo, o que ajuda a diminuir a concentração de vírus transportados pelo ar. Os lugares a serem observados incluem:

  • Escritórios
  • Escolas
  • Igrejas
  • Mercearias
  • Elevadores
  • Cabeleireiros
  • Sua casa, se você mora com alguém que tem COVID-19

Situações de proximidade.

As máscaras são um acessório de segurança necessário sempre que você se aproxima de alguém fora de sua “bolha de segurança”. Isso inclui quando você:

  • Abraço e beijo
  • Fale cara a cara
  • Faça sexo ou fique íntimo

Que tipo de máscara devo usar?

Primeiro, qualquer tipo de cobertura é provavelmente melhor do que nenhuma cobertura.

Ainda estamos aprendendo como funcionam os diferentes estilos e materiais de máscara. Mas sabemos que existem três fatores-chave para a eficácia.

Ajuste certo

Isso significa cobrir bem a boca e o nariz. E certifique-se de deixá-la ajustada; uma máscara que fica pendurada pelo laço de sua orelha é uma máscara inútil. Deve caber confortavelmente sobre a ponte do nariz até o queixo. Qualquer lacuna permitirá que as gotas e os aerossóis escapem. Tome cuidado para não tocar na própria máscara ao colocá-la e retirá-la para evitar contaminação.

Tecido

Estudos de laboratório mostram que tramas estreitas são melhores para filtrar partículas virais microscópicas. Se você puder ver fibras individuais ao segurar a máscara contra a luz, o material provavelmente é muito fino e frouxo. O algodão puro é melhor do que o material sintético, como o poliéster. O CDC recomenda máscaras com pelo menos duas camadas. As caseiras são uma escolha. Você pode adicionar um filtro de café no meio para aumentar a filtragem. Máscaras com um fio que você aperta sobre a ponte do nariz podem impedir que seus óculos embacem.

Respirabilidade

Se você não consegue respirar bem através da máscara, é provável que não a use. Alguns materiais são ótimos para bloquear partículas, mas podem ser desconfortáveis ​​de usar. E mesmo que você possa tolerar, digamos, uma camada de um saco de vácuo, faça algumas pesquisas. Alguns filtros HEPA (ar particulado de alta eficiência) possuem fibra de vidro, que é prejudicial se inalada.

Com que frequência devo lavar máscaras de pano?

É melhor lavar após cada uso. Use sabão ou detergente e água quente. Você pode secar ao ar. Apenas certifique-se de que esteja totalmente seco antes de colocá-lo novamente. O tecido úmido dificulta a respiração e pode estimular o crescimento de bactérias.

Qual é melhor: polainas ou protetores faciais?

Nenhum, pelo menos quando comparado a máscaras de tecido.

Polainas são um tubo de tecido que fica pendurado no pescoço e que você puxa sobre a boca e o nariz. Eles provavelmente são melhores do que nada. Os pesquisadores realmente não sabem quanta proteção as polainas oferecem. As proteções faciais de plástico podem ser ainda menos protetoras. Sem uma máscara por baixo, não está claro que um escudo sozinho pode manter as pessoas seguras.

Devo obter máscaras de grau médico?

Os dois principais são as máscaras cirúrgicas e as máscaras N95. Ambos foram feitos para serem descartáveis.

As máscaras cirúrgicas geralmente são azuis e plissadas. Eles são projetados principalmente para conter grandes gotas e saliva de sua boca e nariz ao atingir outras pessoas.

O N95, por outro lado, são respiradores justos que protegem tanto o usuário quanto as pessoas próximas a ele. Você não precisa de uma máscara N95, a menos que esteja regularmente perto de pessoas que tenham COVID-19.

Se você trabalha na linha de frente de uma escola, supermercado, avião ou lugares semelhantes, o CDC aconselha que use uma máscara facial de tecido reutilizável para ficar seguro.

Algumas máscaras N95 e máscaras reutilizáveis ​​têm válvulas de expiração ou aberturas para facilitar a respiração. Mas eles não são recomendados porque podem liberar suas partículas virais no ar. Isso aumenta o risco de deixar outras pessoas doentes se você for positivo para COVID-19.

Fonte: WebMD

Você também vai se interessar