Às vezes é apenas uma tosse. Mas se ficar por um tempo, pode ser algo mais sério. Saiba quais podem ser as causas.
Gotejamento pós-nasal
O muco que escorre do nariz para o fundo da garganta pode desencadear um reflexo de tosse, às vezes chamado de síndrome da tosse das vias aéreas superiores. É um gotejamento pós-nasal “silencioso” quando você não o sente. Se um resfriado causar o gotejamento, sua tosse provavelmente desaparecerá logo após o resfriado. Mas se a causa for alergia, congestão crônica (rinite), infecção sinusal ou outros problemas, seu médico pode precisar de algum tempo para descobrir e tratá-los.
Asma
Ele estreita e incha as vias respiratórias em resposta a fatores como pólen, poeira, fumaça, exercícios ou tempo gelado. Você pode lutar para respirar, tossir muco e ouvir um chiado ao respirar. A tosse pode se tornar crônica, mas pode melhorar à medida que os gatilhos sazonais, como o ar frio ou o pólen das árvores, desaparecem. Na asma “variante da tosse”, uma tosse constante pode ser o principal ou o único sintoma da sua doença.
Refluxo ácido
A DRGE (doença do refluxo gastroesofágico) faz com que os alimentos e o ácido estomacal viajem de volta para a garganta. Você normalmente sente uma queimação no peito (azia) e um gosto amargo na boca. Também pode desencadear um reflexo de tosse, pois os ácidos irritam os nervos do esôfago. Na verdade, às vezes a tosse é o único sintoma de refluxo ácido. Tossir às vezes piora a DRGE, que então piora a tosse em um ciclo infeliz.
Bronquite crônica
Faz parte de um grupo de doenças ligadas ao tabagismo chamado DPOC, em que a fumaça do tabaco ou outros poluentes do ar inflamam, danificam ou estreitam as pequenas bolsas dentro de seus pulmões e dificultam a respiração. Você pode sentir um aperto no peito e, normalmente, tossir, às vezes com respiração ofegante que não passa. O tratamento mais eficaz é parar de fumar. Outras doenças pulmonares mais raras que podem causar tosse de longa data incluem doença pulmonar intersticial e bronquiectasia.
Tosse de Pneumonia
Bactérias (ou às vezes um vírus ou fungo) inflamam bolsas minúsculas em seus pulmões, que se enchem de líquido ou pus. Você pode ter calafrios, febre e dificuldade para respirar e tosse com muco colorido. O seu médico geralmente pode tratar a forma mais comum (bacteriana) rapidamente com antibióticos. Mas sintomas como tossir podem persistir se você for mais difícil de tratar, como acontece com crianças muito pequenas ou pessoas mais velhas, doentes ou com sistema imunológico fraco.
Tosse de Coqueluche
Mais comum em bebês, essa infecção bacteriana reapareceu mais recentemente em adolescentes e adultos por causa de vacinações perdidas, incluindo vacinas de “reforço” que as crianças precisam na adolescência. O “grito” se refere ao som revelador que seu peito costuma fazer quando você respira com a infecção. Mas a tosse persistente que às vezes se desenvolve em adolescentes e adultos pode não incluir o “grito”.
Medicamentos para pressão arterial
Os médicos geralmente prescrevem medicamentos chamados inibidores da ECA para hipertensão ou insuficiência cardíaca. Embora geralmente seguro, existem alguns efeitos colaterais. Além de dores de cabeça, tonturas e cansaço, 1 em cada 5 pessoas desenvolve uma tosse seca e forte que não passa. Você pode notar isso dentro de semanas ou até um ano após o início da medicação. Seu médico pode mudar sua prescrição para livrar você da tosse.
Insuficiência cardíaca
Apesar do nome, seu coração não para de trabalhar com essa condição. Mas fica mais fraco, dificultando o envio de sangue rico em oxigênio suficiente para o corpo. O sangue pode coletar e empurrar o fluido para os pulmões, dificultando a respiração, especialmente quando você faz algo fisicamente difícil, como exercícios. O líquido geralmente causa uma tosse persistente que produz muco branco ou rosa. Você também pode ter inchaço nos pés e tornozelos, cansaço, náuseas e batimento cardíaco irregular ou rápido.
Câncer de pulmão
Você pode se preocupar com isso se fumar, mas os não fumantes também têm câncer de pulmão, e uma tosse de longa duração é um sintoma. Independentemente de você fumar ou não, você deve fazer um exame de tosse persistente, especialmente se começar a ficar diferente ou se você tossir sangue. Se for câncer, a respiração pode ficar mais difícil e você pode notar dor no peito, dor de cabeça e respiração ofegante. Os sintomas do câncer de pulmão podem não ser óbvios nos estágios iniciais, então informe o seu médico sobre quaisquer sintomas que você notar, especialmente se você fuma.
Problemas de saúde mental
Estresse, ansiedade e depressão parecem causar tosse persistente em algumas pessoas (os médicos chamam isso de tosse psicogênica ou somática). Nem sempre é fácil separar os sintomas de tosse dos problemas de saúde mental, mas existem algumas pistas que podem ajudar. Uma é que você e seu médico não conseguem encontrar uma razão médica para sua tosse. Além disso, você pode notar que piora quando você está ansioso e desaparece quando você está fazendo algo divertido ou agradável.
Diagnóstico de tosse
Sua tosse é crônica após mais de 8 semanas. Seu médico obterá um histórico médico, fará perguntas sobre doenças recentes e examinará seu corpo, especialmente o tórax. Eles podem prescrever medicamentos para combater alergias ou infecções, se acharem que você os tem. Se isso não funcionar, seu médico pode passar para raios-X, tomografias computadorizadas, testes de refluxo ácido ou uma luneta que examine seus pulmões. O médico também pode colher amostras de seu sangue ou catarro para teste.
Tratamento da tosse
Uma tosse crônica pode ter mais de uma causa. Seu médico pode tentar anti-histamínicos para alergias, antibióticos para infecções ou bloqueadores de ácido para DRGE, um de cada vez, para tentar identificar a causa ou causas. Mas, em casos mais sérios, eles podem sugerir que você tome alguns remédios de uma vez para tentar estancar a tosse e, em seguida, remova cuidadosamente um de cada vez para descobrir quais ajudam.
tossir, gripe, resfriado comum, asma, DRGE, bronquite, inibidores da ECA
Fonte: WebMD