O odor corporal da respiração, suor e urina podem sinalizar mudanças em seu corpo. O motivo pode ser diabetes, infecção ou outra coisa. Aqui está o que você precisa saber.
Odor corporal do Umbigo
Pesquisas mostram que pode haver até 70 tipos de bactérias em seu umbigo. Sabão e água podem ser tudo de que você precisa se o seu for um pouco descolado. Mas o odor também pode ser um sinal de infecção. Por exemplo, um piercing no umbigo infectado pode cheirar mal. E se você tem diabetes, é mais fácil pegar infecções. Se você cortar ou raspar seu umbigo, ele pode infeccionar. Corrimento fedorento é um sintoma.
Ouvidos
A cera é normal. Mas se começar a cheirar mal ou você vir secreção, pode ser um sinal de infecção ou algo preso em seu ouvido. Isso é especialmente verdadeiro para crianças.
Mal hálito
Acordar com hálito fedorento é normal. Seu corpo emite muito menos saliva, ou cuspe, quando você está dormindo. A saliva ajuda a se livrar das bactérias que causam odores, então seu hálito também pode cheirar mal quando você está com fome ou desidratado. Isso porque a mastigação sinaliza ao corpo para produzir saliva. Não beber água suficiente retarda o processo. Alimentos como alho e cebola também podem causar mau hálito.
Mau hálito: um sinal de algo sério
Alterações na sua respiração podem ser um sintoma de vários problemas de saúde. Isso inclui infecções nos seios da face, doenças gengivais e refluxo ácido. A síndrome de Sjogren, uma doença auto-imune, ataca as glândulas que produzem lágrimas e saliva. O odor também depende do problema médico. Por exemplo, a gengivite pode exalar um cheiro metálico, enquanto o diabetes pode fazer seu hálito cheirar frutado.
Cocô
O cocô é naturalmente fedorento por causa de bactérias e compostos. Mas se cheirar pior do que o normal e vir com outros sintomas, como diarreia, cólicas abdominais ou náuseas, pode ser um sinal de infecção. Certas bactérias, vírus e parasitas podem causar insetos estomacais. A giardíase é um tipo de diarreia que provoca cocô de cheiro excepcionalmente ruim. O parasita giárdia, normalmente encontrado em água e alimentos não tratados, é a causa disso.
Odor corporal nas Axilas
O exercício, o nervosismo e o calor demais podem causar suor. O suor em si não tem cheiro, mas quando ele se mistura com bactérias em sua pele, cuidado. Um antitranspirante, que controla a transpiração, geralmente corrige o problema. O mesmo pode acontecer com o desodorante, que ajuda com o odor. Alguns produtos de venda livre fazem as duas coisas. Antitranspirantes prescritos também podem ser uma opção.
Urina
É uma mistura de água e resíduos de seus rins. O xixi, que é principalmente água, tem pouco ou nenhum odor. Mas se você costuma sentir cheiro de amônia, é um sinal de que precisa beber mais água. Certos alimentos, como os aspargos, podem alterar o cheiro do xixi. Os suplementos também. Adicionar água e outros fluidos sem cafeína deve ser o suficiente para colocá-lo de volta nos eixos.
Xixi fedido: quando se preocupar
Você pode precisar ligar para o seu médico se um odor estranho persistir. Uma infecção do trato urinário (ITU), inflamação da bexiga e diabetes tipo 2 não controlado podem desencadear cheiros incomuns. O mesmo pode acontecer com distúrbios metabólicos, cetoacidose diabética (uma complicação do diabetes) e fístulas gastrointestinais na bexiga.
Odor corporal da Virilha
Algumas pessoas suam muito na virilha. É onde suas coxas e barriga se encontram. Os testículos podem esfregar contra a pele e provocar a transpiração. Isso pode causar odor corporal.
Pênis
Se você não é circuncidado, células mortas e fluidos podem se acumular no prepúcio. Esse acúmulo se torna uma substância fedorenta, semelhante a um queijo, chamada smegma. Lavar o pênis todos os dias pode impedir que isso aconteça. UTIs também podem causar odor.
Odor corporal dos Pés
Muito suor e usar os mesmos sapatos todos os dias pode levar a pés fedidos. Lavá-los com sabonete antibacteriano e secá-los totalmente pode ajudar. Você também pode borrifar pó absorvente ou usar um antitranspirante nos pés. Os pés de molho com vinagre ou sais de Epsom também ajudam. Também é importante dar aos seus sapatos uma chance de secar. Pulverizá-los com um desinfetante mata as bactérias que causam o odor.
Odor Vaginal
Sua vagina tem seu próprio cheiro único. Sexo, menstruação ou suor podem alterá-lo brevemente. Não limpar bem ou deixar um tampão por muito tempo também pode causar odores.
Odor Corporal Vaginal: quando ligar para o seu médico
Um fedor de peixe ou fétido que não vai embora pode ser um sinal de infecção ou outra condição – especialmente se vier com coceira, queimação ou secreção. A vaginose bacteriana, causada por muitas bactérias normais, é o motivo mais comum. A tricomoníase por infecção sexualmente transmissível (IST) também causa odor. Outras DSTs, como clamídia e gonorreia, geralmente não apresentam odores. Embora menos comum, o câncer cervical ou vaginal também pode alterar o cheiro da vagina.
odor corporal, mau cheiro, mau hálito, cocô fedorento
Fonte: WebMD