Concentração: Distrações que desviam o foco na TDAH e DDA

A verdade sobre multitarefa, sobrecarga de e-mail, pensamentos irritantes, fome e outros causadores de falta de concentração na vida moderna e em portadores de Distúrbio de Déficit de Atenção (DDA), e no Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Conheça as distrações que desviam o foco e algumas soluções rápidas.

Culpado: Redes Sociais

Esteja você vivendo com TDAH ou apenas tenha problemas para se concentrar de vez em quando, o mundo de hoje está cheio de assassinos da concentração. A psicóloga Lucy Jo Palladino, PhD, oferece algumas dicas para gerenciar distrações, começando com as redes sociais. É fácil conectar-se com amigos – e desconectar-se do trabalho – muitas vezes por hora. Cada atualização de status elimina sua linha de pensamento, forçando você a voltar atrás ao retomar o trabalho.

Culpado: Redes Sociais
Culpado: Redes Sociais

Dicas de uso de mídia social sem perder a concentração

Evite fazer login em sites de mídia social enquanto estiver trabalhando. Se você se sentir obrigado a fazer check-in de vez em quando, faça-o durante os intervalos, quando o fluxo constante de postagens não interromperá sua concentração. Se você não consegue resistir a fazer login com mais frequência, leve seu laptop para algum lugar onde você não terá acesso à Internet por algumas horas.

Correção de mídia social
Correção de mídia social

Culpado: Sobrecarga de Email

Há algo especial em um e-mail – ele entra na sua caixa de entrada e anseia por ser respondido imediatamente. Embora muitos e-mails sejam relacionados ao trabalho, eles ainda contam como distrações do seu projeto atual. Você não fará muito progresso se parar constantemente o que está fazendo para responder a todas as mensagens.

Culpado: Sobrecarga de Email
Culpado: Sobrecarga de Email

Como lidar com a sobrecarga de email sem perda de tempo

Em vez de verificar o e-mail continuamente, reserve horários específicos para esse fim. Durante o resto do dia, você pode fechar seu programa de e-mail. Isso permite que você ganhe períodos de tempo em que pode trabalhar sem interrupções.

Correção de sobrecarga de email
Correção de sobrecarga de email

Culpado: seu telefone celular

Talvez ainda mais perturbador do que o ping de um e-mail seja o toque do seu telefone celular. É um som que poucos de nós podemos ignorar. Mas atender uma ligação não custa apenas o tempo que você gasta conversando, mas também pode diminuir seu ímpeto na tarefa em questão.

Culpado: seu telefone celular
Culpado: seu telefone celular

Como usar o telefone celular sem desviar a atenção

Faça um bom uso do identificador de chamadas. Se você suspeitar que a chamada não é urgente, vá para o correio de voz. Se você estiver trabalhando em um projeto particularmente intenso, considere silenciar o telefone para não ficar tentado a atender. Escolha horários específicos para verificar o correio de voz. Ouvir todas as suas mensagens de uma vez pode ser menos perturbador do que atender todas as chamadas recebidas.

Correção de telefone celular
Correção de telefone celular

Culpado: multitarefa

Se você domina a arte da multitarefa, provavelmente acha que está fazendo mais em menos tempo. Pense novamente, dizem os especialistas. A pesquisa sugere que você perde tempo sempre que muda sua atenção de uma tarefa para outra. O resultado final é que fazer três projetos simultaneamente geralmente leva mais tempo do que fazer um após o outro.

Culpado: multitarefa
Culpado: multitarefa

Quando ser multitarefa sem prejudicar sua concentração

Sempre que possível, dedique sua atenção a um projeto por vez, principalmente se estiver trabalhando em uma tarefa intensa ou de alta prioridade. Salve suas habilidades de multitarefa para tarefas que não sejam urgentes ou exigentes – provavelmente não vai doer arrumar sua mesa enquanto fala ao telefone.

Correção de multitarefa
Correção de multitarefa

Culpado: tédio

Algumas das tarefas que temos de fazer todos os dias são mais interessantes do que outras. Os enfadonhos podem queimar sua capacidade de atenção em minutos, tornando-o extremamente vulnerável a distrações. Seu telefone, a Internet e até mesmo a perspectiva de limpar o pó do seu espaço de trabalho podem parecer tentadores se você estiver entediado.

Culpado: tédio
Culpado: tédio

Como lidar com tédio sem perder a concentração

Faça um acordo consigo mesmo: se permanecer concentrado na tarefa por um determinado período, terá um intervalo de 10 minutos. Recompense-se com um café, um lanche favorito ou um passeio ao ar livre. Tarefas enfadonhas são mais fáceis de realizar quando você tem algo pelo qual ansiar. Esse também é um caso em que a multitarefa pode funcionar bem. Ouvir rádio enquanto preenche os recibos pode ajudá-lo a ficar parado por tempo suficiente para terminar o trabalho.

Correção de tédio
Correção de tédio

Culpado: pensamentos persistentes

É difícil se concentrar no trabalho que tem pela frente se você está preocupado com as tarefas que precisa fazer ou com as tarefas domésticas a serem feitas. Ou talvez você esteja preso a uma conversa que teve ontem e fica repetindo-a em sua mente. Pensamentos persistentes e irritantes de qualquer tipo podem ser uma distração poderosa.

Culpado: pensamentos irritantes
Culpado: pensamentos irritantes

Como lidar com pensamentos persistentes sem perder a concentração

Uma maneira de evitar que pensamentos importunos zumbam em seu cérebro é anotá-los. Faça uma lista de recados, tarefas domésticas ou outras tarefas que você planeja concluir mais tarde. Revele as frustrações por causa de um confronto desagradável em seu diário. Depois que esses pensamentos estiverem no papel, você poderá deixá-los ir por um tempo.

Correção de pensamentos irritantes
Correção de pensamentos irritantes

Culpado: Stress

Quando você sente que tem coisas demais para fazer, pode ser difícil se concentrar em tarefas individuais. Para piorar a situação, o estresse tem um preço perceptível no corpo. Você pode desenvolver ombros tensos, dores de cabeça ou coração acelerado, o que pode prejudicar sua capacidade de concentração.

Culpado: Stress
Culpado: Stress

Como lidar com o estresse e manter a concentração

Aprenda técnicas de redução do estresse, como meditação. Isso pode ajudá-lo a controlar os pensamentos estressantes, para que eles não exijam tanto da sua atenção. Em um estudo, os pesquisadores descobriram que as pessoas que fizeram um curso de meditação de oito semanas melhoraram sua capacidade de concentração. Se você não conseguir encontrar uma aula de meditação localmente, procure uma online.

Correção de estresse
Correção de estresse

Culpado: fadiga

O cansaço pode dificultar a concentração, mesmo quando você tem poucas distrações. Estudos sugerem que dormir pouco pode minar sua capacidade de atenção e memória de curto prazo.

Culpado: fadiga
Culpado: fadiga

Como lidar com a fadiga e se manter alerta

A maioria dos adultos precisa de 7 a 9 horas de sono por noite. Em vez de queimar o óleo da meia-noite, faça do sono uma prioridade. Isso o ajudará a fazer mais durante as horas de vigília. Além disso, preste atenção aos horários do dia em que você se sente mais alerta. Assim, você saberá quando agendar suas tarefas mais intensas.

Correção de fadiga
Correção de fadiga

Culpado: Fome

O cérebro não consegue se concentrar sem combustível, então pular refeições – especialmente o café da manhã – é um assassino de concentração máximo. A pesquisa indica que a memória de curto prazo e a atenção sofrem quando você se levanta e brilha, mas não janta.

Culpado: Fome
Culpado: Fome

Como lidar com a fome para não perder produtividade

Mantenha a fome sob controle e dê ao seu cérebro uma fonte constante de combustível com estes hábitos:

  • Sempre tome o café da manhã.
  • Coma lanches ricos em proteínas (queijo, nozes )
  • Pule carboidratos simples (doces, massa branca)
  • Escolha carboidratos complexos (grãos inteiros)

Conserto de Fome
Conserto de Fome

Culpado: Depressão

A maioria das pessoas tende a pensar na tristeza como a marca registrada da depressão. Mas o Instituto Nacional de Saúde Mental afirma que a dificuldade de concentração é um dos sintomas mais comuns. Se você está tendo problemas para se concentrar e também se sente vazio, sem esperança ou indiferente, pode estar sofrendo de depressão.

Culpado: Depressão
Culpado: Depressão

Como lidar com a depressão e o sintoma de perda de concentração

Se você acha que pode estar deprimido, o primeiro passo é conversar com um médico ou conselheiro. A depressão é altamente tratável. Muitos estudos demonstraram a eficácia dos medicamentos antidepressivos e de certos tipos de psicoterapia.

Correção de depressão
Correção de depressão

Culpado: Medicação

Infelizmente, alguns dos medicamentos usados ​​para tratar a depressão podem interferir na concentração. O mesmo se aplica a muitas outras drogas. Converse com seu médico ou farmacêutico para verificar se um medicamento ou suplemento que você está tomando pode estar afetando sua concentração.

Culpado: Medicação
Culpado: Medicação

Cuidados com a medicação que atrapalham sua concentração

Se você suspeita que seus remédios estão atrapalhando sua concentração, não presuma que não há outras opções. Converse com seu médico sobre como ajustar sua dosagem ou mudar para uma classe diferente de medicamento. Não pare de tomar seu remédio, a menos que seu médico lhe diga para fazer.

Correção de medicação
Correção de medicação

Culpado: TDAH

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) não é um problema apenas para crianças. Mais da metade das crianças com TDAH continuam a apresentar sintomas quando adultos. Os sinais clássicos são falta de atenção e dificuldade para se concentrar nas tarefas.

Culpado: TDAH
Culpado: TDAH

Como lidar com o TDAH para manter a concentração

Se você tem problemas constantes de concentração e teve problemas de atenção quando criança, pergunte a um médico ou conselheiro sobre o TDAH. Existem maneiras de controlar a doença, incluindo terapia comportamental e medicamentos.

Correção de TDAH
Correção de TDAH

imagens de problemas de atenção, atenção, concentração, melhorar a concentração, AHDH, foco mental, melhorar a memória, Steve Jobs, multitarefa, TDAH, déficit de atenção, adultos com TDAH, hiperativos, mídia social , sobrecarga de e-mail, ansiedade, estresse, depressão

Fonte: WebMD

Você também vai se interessar