Descubra mais sobre os diferentes tipos de biópsia, por que são feitas e o que você pode esperar, se precisar.
O que é uma biópsia?
É um teste para verificar se há sinais de doenças. O médico coleta uma pequena amostra de tecido ou células de uma área do corpo onde você possa ter câncer, uma infecção ou outro problema de saúde. A amostra é enviada para um laboratório, onde patologistas certificados procuram células que podem ser prejudiciais à sua saúde.
Como preparar
Seu médico dirá se há algo que você precisa fazer – ou não fazer – antes da biópsia. Por exemplo, você pode precisar parar de tomar medicamentos como anticoagulantes ou aspirina, ou não comer ou beber por algumas horas antes. Se você vai conseguir um remédio que o deixe sonolento durante o procedimento, peça a alguém para ir com você para que ele possa te levar para casa.
O que esperar depois
A área afetada pode ficar dolorida ou desconfortável por alguns dias, mas o seu médico pode lhe dar um remédio para a dor, se necessário. Relaxe um dia após a biópsia e siga as instruções do seu médico sobre por quanto tempo usar um curativo ou cuidar do local de alguma outra forma.
Obtendo respostas
Com alguns tipos de biópsias, seu médico pode testar a amostra imediatamente para obter resultados rápidos. Outros resultados ficam prontos em um ou dois dias, mas alguns demoram alguns dias a mais. O laboratório os enviará ao seu médico, que conversará com você sobre eles.
Tipo: Biópsia por agulha
Com esse tipo de biópsia, o médico usa uma agulha para retirar um pedaço de tecido de uma possível área com problema. Os médicos geralmente recomendam isso para testar tecidos de seios, nódulos linfáticos, glândulas tireoides ou testículos.
Como é feita uma biópsia por agulha
Seu médico fará este procedimento em uma clínica ou consultório e geralmente leva menos de uma hora. Eles limparão e anestesiarão a área, então podem usar ultrassom ou outro tipo de exame de imagem para ajudar a guiar a agulha até o local para retirar o tecido. Depois, eles cobrirão a área onde a agulha entrou com um curativo. Pode ficar um pouco dolorido ou machucado por um tempo.
Tipo: Biópsia de pele
Este procedimento testa manchas, crescimentos, erupções ou lesões na pele. Muitas vezes é usado para verificar se há câncer de pele como o melanoma. Se a área estiver apenas na superfície da pele, o médico irá raspar uma pequena amostra com uma lâmina de barbear. Os crescimentos mais profundos podem precisar de um procedimento chamado biópsia por punção. Com isso, seu médico usará uma ferramenta redonda para remover uma amostra para teste.
Como é feita uma biópsia de pele
A área será limpa e anestesiada com remédio. Você pode sentir um pequeno beliscão ou queimação com isso, mas não sentirá nada com o procedimento em si. Depois disso, o site pode ficar vermelho, mas não deve doer. Você pode esfregar uma pomada na área para manter a pele úmida e prevenir cicatrizes ou infecções. Deve cicatrizar em 3 semanas.
Tipo: biópsia excisional ou incisional
Esses procedimentos são usados principalmente para testar áreas que envolvem pele, seios, nódulos linfáticos ou músculos. Uma biópsia excisional retira um pólipo inteiro ou uma grande área da pele. Uma biópsia incisional ocupa uma área profunda, porém menor da pele. Por exemplo, se o seu médico acha que você tem melanoma, ele pode retirar um tumor de pele inteiro com uma biópsia excisional, enquanto uma incisional retiraria apenas parte do tumor.
Como as biópsias excisionais e incisionais são feitas
Dependendo da localização e do tamanho da área, seu médico irá anestesiá-la ou prescrever um medicamento para deixá-lo sonolento. Em seguida, eles usarão uma faca pequena e afiada para colher uma amostra de tecido. Você pode precisar de pontos depois. Após o efeito do medicamento, você pode sentir um pouco de dor ou notar uma pequena quantidade de sangramento. Se doer muito ou sangrar muito, chame seu médico imediatamente.
Tipo: Biópsia Endoscópica
Com isso, seu médico usa um tubo longo e fino que tem uma luz e uma câmera na extremidade, chamado endoscópio. É recomendado quando eles precisam chegar a uma área bem no fundo do corpo. Por exemplo, ele pode coletar amostras de tecido de seu cólon, bexiga ou pulmão.
Como é feita uma biópsia endoscópica
O procedimento pode ser feito no consultório do seu médico ou em uma cirurgia ambulatorial em um hospital. Seu médico lhe dará um remédio para fazer você ficar sonolento e, em seguida, colocará o endoscópio pela boca, reto ou trato urinário ou através de um pequeno corte na pele. A câmera os guiará até o tecido a ser testado. Geralmente é um procedimento muito seguro, mas há um pequeno risco de rompimento do tecido, infecção ou sangramento.
Tipo: Biópsia de Medula Óssea
Doenças do sangue e cânceres como linfoma ou mieloma podem deixar sinais na medula óssea. O seu médico pode usar uma agulha longa para colher uma pequena amostra de medula óssea ou osso para ser examinada ao microscópio. Eles vão colocar um remédio na área para anestesiá-la, mas você pode se sentir um pouco desconfortável durante o procedimento.
Tipo: Biópsia Cirúrgica
Se o seu médico precisar retirar uma grande área de tecido, tumor, caroço ou nódulo linfático para ser testado, isso será feito em um hospital, e você receberá um remédio para dormir durante o procedimento. Em alguns casos, o médico pode fazer apenas um pequeno corte e, em seguida, usar um tubo com uma câmera na extremidade para ser guiado até a área certa. Esse tipo de procedimento cirúrgico é chamada de biópsia laparoscópica.
Fonte: WebMD