Noite – Como os hábitos noturnos afetam a saúde diurna

O que você faz à noite pode afetar como você se sente no dia seguinte. Descubra como – e o que você pode fazer a respeito.

Exercício à noite

Em geral, ir à academia ajuda você a dormir melhor e a dormir mais rápido. Mas quando você se exercita, seu corpo produz mais cortisol. Esse é um hormônio que ajuda a deixá-lo mais alerta. Isso é bom quando você está tentando acordar para o trabalho. Mas não é tão bom quando você está tentando dormir. Se você precisa se exercitar à noite, tente terminar pelo menos 3 horas antes de dormir.

Exercício
Exercício

Empacotando o almoço – à noite

Então você pode pegá-lo na geladeira amanhã quando sair pela porta. Economiza tempo e estresse pela manhã e garante uma nutrição decente para você durante o dia.

Empacotando o almoço - à noite
Empacotando o almoço – à noite

Comer tarde da noite

Esse cheesesteak de madrugada não é uma receita para uma noite de sono repousante. É mais provável que você acorde descansado e pronto para o dia com um jantar mais leve – menos gordura, sal e calorias – várias horas antes de dormir. Se ficar com fome mais tarde, faça um lanche leve em alimentos fáceis de digerir, como torradas ou iogurte.

Comer tarde da noite
Comer tarde da noite

Ignorando Seus Dentes

Se você não escovar e passar fio dental à noite, poderá notar uma camada mais espessa (bactérias) nos dentes pela manhã. O uso de enxaguatório bucal também pode ajudar a prevenir o acúmulo de bactérias. Em apenas um ou dois dias, começa a endurecer e se tornar um “tártaro” semelhante a um cimento que pode causar cáries e doenças gengivais. Somente seu dentista pode remover o tártaro.

Ignorando Seus Dentes
Ignorando Seus Dentes

Ficar acordado até tarde

Não só esgota a sua energia, mas também pode fazer com que o seu corpo produza mais cortisol. Também pode fazer você desejar mais alimentos ricos em gordura e açúcar no dia seguinte. É por isso que você tende a ter mais gordura corporal se dormir menos de 6 horas por noite. Essa gordura corporal extra aumenta a probabilidade de você ter problemas como diabetes e doenças cardíacas. Portanto, se você precisa se levantar para o trabalho, é bom ir para a cama cedo o suficiente para dormir pelo menos 8 horas.

Ficar acordado até tarde
Ficar acordado até tarde

Ingerir álcool à noite

No início, você pode ficar com sono. Mas depois de algumas horas, tem o efeito oposto. E a qualidade do sono que você obtém pode não ser tão boa. Além disso, faz você urinar mais, o que significa mais para cima e para baixo no banheiro. Tudo isso pode deixar você se arrastando no dia seguinte. Considere mantê-lo em 1 a 2 drinques por dia e tente não beber nas 3 horas antes de deitar.

Beber álcool
Beber álcool

Uma sacudida tardia de cafeína

Está presente no chá, café, chocolate e em muitas bebidas energéticas. Mesmo em quantidades normais, pode tornar mais difícil adormecer ou tornar o sono menos eficaz, especialmente à medida que envelhece. Mesmo se você ingerir cafeína de 6 a 8 horas antes de deitar, isso pode lhe dar aquela sensação de desassossego no dia seguinte.

Uma sacudida tardia de cafeína
Uma sacudida tardia de cafeína

Lavando o rosto à noite

Você não quer lavar demais o rosto ou esfregá-lo com muita força, especialmente se tiver pele seca. Mas você deve lavar a sujeira, fuligem, suor e maquiagem no final do dia. Ao manter os germes longe do rosto, você manterá as espinhas afastadas e pode até prevenir infecções oculares. Além disso, seu hidratante, se você usar um, funcionará melhor.

Lavando o rosto
Lavando o rosto

Cochilando

Um cochilo de qualquer duração no final da tarde ou à noite pode levar a um ciclo infeliz que interrompe sua rotina normal de sono e torna difícil acordar de manhã.

Cochilando
Cochilando

Sua mente ocupada

Pode ser difícil relaxar quando sua mente está ocupada com as milhões de coisas que você precisa fazer. Mas se você tirar apenas alguns minutos para organizar seus pensamentos, você pode criar um mini-plano para o dia seguinte – uma lista de “coisas a fazer”, se quiser. Isso o ajudará a diminuir o nível de estresse na manhã seguinte, dando-lhe um guia pronto para começar o dia.

Sua mente ocupada
Sua mente ocupada

Aparelhos digitais à noite

O excesso de luz artificial depois que o sol se põe pode atrapalhar seu relógio interno. A “luz azul” emitida por seu smartphone, laptop e outros aparelhos eletrônicos pode reduzir a quantidade de melatonina que seu corpo produz, o que pode dificultar o relaxamento. Óculos ou telas especializadas podem filtrar a luz, e alguns dispositivos têm configurações de “modo noturno” que ajudam a removê-la. Mas a melhor solução é desligar os eletrônicos logo.

Ser Digital After Dark
Ser Digital After Dark

Tenha uma rotina de sono

Facilite o caminho até a hora de dormir com uma rotina relaxante à noite. Leia um livro ou ouça uma música relaxante. Um banho ou ducha quente pode causar sonolência, assim como alguns alongamentos leves. Evite discussões difíceis ou estressantes tarde da noite, o que pode desencadear hormônios que o mantêm acordado.

Tenha uma rotina de sono
Tenha uma rotina de sono

Sono, higiene do sono, higiene bucal, alimentação tarde da noite, privação do sono, álcool e sono, cafeína, cochilos

Fonte: WebMD

Você também vai se interessar